Homem é capturado por transporte ilegal de 24 cavalos maltratados na Colômbia

Homem é capturado por transporte ilegal de 24 cavalos maltratados na Colômbia

O procedimento esteve a cargo da Polícia Metropolitana de Bogotá com acompanhamento do Instituto Distrital de Proteção e Bem-Estar Animal e o Corpo Técnico de Investigação (CTI) da Procuradoria Geral da Nação. Os equinos foram trasladados a uma fazenda enquanto se adiantam as investigações correspondentes.

Em uma operação rotineira de controle, a Polícia Metropolitana de Bogotá deteve um caminhão no norte da cidade. O veículo transportava 24 cavalos que, ao que parecia, seriam levados a um matadouro no município de Mosquera. Ao verificar o caminhão, os policiais encontraram dois cavalos feridos, um prostrado e outro com uma ferida aberta em uma de suas patas traseiras; infelizmente outro equino já tinha morrido.

De imediato, a autoridade policial notificou o Instituto Distrital de Proteção e Bem-Estar Animal, e médicos veterinários do Esquadrão Anticrueldade foram até o local para verificar e acompanhar a operação. A equipe avaliou as condições de todos os animais e, posteriormente, os levou a um abrigo da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais – UDCA, para serem atendidos pelos médicos veterinários.

Por sua vez, o CTI da Procuradoria Geral da Nação se apresentou com especialistas forenses que efetuaram o manejo da cena do animal morto, reunindo evidências, e depois realizarão a necropsia que permita determinar a causa de sua morte.

No lugar do ocorrido, a Polícia Metropolitana efetuou a captura do condutor que transportava aos animais. O homem foi levado para a URI (Unidade de Reação Imediata) de Paloquemao, onde serão determinadas as ações legais cabíveis.

O Instituto de Proteção e Bem-Estar Animal rejeita esses atos de maus-tratos e recorda aos cidadãos que os animais são seres sencientes, portanto, merecem ser tratados com cuidado e respeito. Maus-tratos a animais é um delito! (Lei 1774/2016)

Por Germán Hernández / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: El SIA Radio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.