Justiça autoriza transferência de elefanta do Zoo de Ribeirão Preto, SP, para Santuário no Mato Grosso

Justiça autoriza transferência de elefanta do Zoo de Ribeirão Preto, SP, para Santuário no Mato Grosso
Elefante Bambi no bosque de Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes / EPTV

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a transferência da elefanta indiana Bambi do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (SP), ao Santuário de Elefantes do Brasil, na Chapada dos Guimarães (MT), a 1.270 quilômetros da cidade paulista.

Em julho, ao analisar uma ação civil pública movida pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal alegando negligência e maus-tratos da Prefeitura, e contra a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, órgão que deu o parecer favorável à permanência de Bambi no município, a 1ª Vara da Fazenda Pública decidiu manter a elefanta em Ribeirão Preto.

VÍDEO: Justiça autoriza transferência de elefanta do Zoo de Ribeirão Preto, SP, para santuário

Porém, a entidade recorreu à segunda instância e a decisão em caráter liminar do desembargador Roberto Maia, relator do processo na 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, foi publicada na segunda-feira (17).

“Em sede de cognição sumária e provisória, destaco a existência de imagens e laudos técnicos dando plausibilidade às alegações de maus-tratos, robustecida pela insatisfação popular, além do perigo existente, desde o próprio prolongamento do sofrimento em si, como possível morte do elefante e a especialização do Santuário para acolhimento deste espécime”, diz o relator.

Transferência

O Santuário de Elefantes do Brasil disse que vai conversar com todas as partes envolvidas para definir como será essa organização da transferência. Pela distância entre o bosque e Chapada dos Guimarães, a viagem duraria 17 horas e 30 minutos.

No recinto, Bambi terá uma área de 30 hectares, equivalentes a 300 mil metros quadrados, com riacho, lago, árvores e um espaço com lamas. Ela deve morar com outras quatro elefantas da mesma espécie: a Maia, a Mara, a Lady e a Rana.

Em nota, o Bosque Zoológico de Ribeirão Preto disse que respeita a decisão judicial, mas vê com preocupação a transferência de Bambi para o Mato Grosso por conta da idade avançada e dos problemas de saúde do animal. O comunicado também ressaltou a autorização do estado para a permanência da elefanta na cidade.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente disse que a ação é acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Departamento de Fauna (DeFau).

Cerca divide as elefantas Maison e Bambi no bosque de Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes / EPTV
Cerca divide as elefantas Maison e Bambi no bosque de Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes / EPTV
Impasse

A tentativa de transferência de Bambi para o Santuário de Elefantes começou em 2018. A entidade alega que o bosque de Ribeirão Preto não tem estrutura para cuidar da elefanta de 58 anos, cega do olho esquerdo e com problemas na mandíbula.

O imbróglio também foi parar no Ministério Público e um inquérito foi aberto.

O animal tem 3,7 mil quilos e fazia parte do elenco do Circo Stankowich. Em 2014, foi transferida do zoológico de Leme (SP) para Ribeirão Preto após autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Em julho, em sentença da Justiça na 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, o juiz Reginaldo Siqueira indeferiu o pedido feito pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

“Transportar a elefanta para o Santuário, consideradas as suas condições de saúde precária e a complexidade da logística, importaria em praticamente inviabilizar seu retorno ao Bosque Municipal caso a ação seja julgada improcedente”, afirma.

Pareamento

Desde que foi acolhida pelo Zoo do município, Bambi vive com a elefanta Maison, de 48 anos, em um espaço de 1,5 mil metros quadrados, que conta com um tanque de água de 200 metros quadrados e profundidade de dois metros.

O processo de adaptação e convivência das duas elefantas foi iniciado em 2014 por técnicos do bosque, mas nem sempre apresentou sucesso, pois Bambi era dominada por Maison.

Somente em março deste ano, após a conclusão de obras no recinto orientadas pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), os resultados começaram a ser positivos, segundo o Zoo.

Por muito tempo, a solução encontrada por veterinários e biólogos foi revezar o convívio das duas. Enquanto uma saía da jaula para se alimentar, hidratar, tomar banho e caminhar, a outra ficava presa. Hoje, as duas vivem separadas por uma cerca.

O fosso que havia no local foi aterrado e uma nova barreira em frente ao recinto foi instalada em respostas às orientações do Departamento de Fauna, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado e da Azab.

Bambi e Maison no bosque de Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes / EPTV Ribeirão Preto
Bambi e Maison no bosque de Ribeirão Preto, SP — Foto: Marcelo Moraes / EPTV Ribeirão Preto

Por Vinícius Alves, G1 Ribeirão Preto e Franca

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A ONG Olhar Animal participa como amicus curiae na ação civil pública que pede a transferência da Bambi para o Santuário de Elefantes Brasil, em MT. Saiba mais em https://olharanimal.org/olhar-animal-participa-de-acao-pela-libertacao-da-elefanta-bambi-do-zoologico-de-ribeirao-preto-sp/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.