Lembra-se do cão atirado ao lixo no Bombarral? Sushi já está pronto para adoção

Lembra-se do cão atirado ao lixo no Bombarral? Sushi já está pronto para adoção
Sereno e interessado em tudo.

Foi em finais de outubro que o país teve conhecimento de mais um caso chocante de crueldade contra animais. Um pequeno cão, no limite da sobrevivência, foi resgatado do lixo para onde tinha sido atirado, fechado num saco de farinha, no Bombarral – distrito de Leiria [em Portugal]. A situação era muito delicada. Mas Suhi, nome que lhe foi lado, lutou com todas as suas forças e sobreviveu. E agora está pronto para adoção.

Foi a 24 de outubro que a associação local de proteção dos animais, O Amigo Fiel, dava conta da situação indescritível com que se tinha deparado. “Encontrado no contentor do lixo ao pé do Sushi do Bombarral, dentro de um saco de farinha”, sublinhava numa publicação com três fotos – numa delas, ainda no contentor onde tinha sido encontrado.

Foi levado de imediato para o veterinário, mas as suas protetoras temeram que não passasse daquele dia. Extremamente debilitado, em estado de magreza extrema, com as costelas bem visíveis, o prognóstico era muito reservado. Mas este cão sofrido encontrou forças no carinho e nos cuidados veterinários que recebeu e, de dia para dia, as notícias iam sendo mais promissoras. Sushi estava a dar a volta por cima.

O ressuscitar de Sushi

“Quando o Sushi foi levado para o Hospital Veterinário do Oeste ninguém sabia se sobreviveria. Demos autorização para fazerem tudo o que estivesse ao alcance para o salvar”, explica à PiT a presidente da associação, Filipa Teixeira, que tece grandes elogios à equipa do hospital. “Além de excelentes profissionais, foram excelentes seres humanos e tiveram um cuidado e atenção extraordinários com o nosso Sushi”, sublinha.

Muitas batalhas foram superadas e a Amigo Fiel começou a acreditar que Sushi poderia ganhar esta guerra. E foi isso mesmo que aconteceu. Assim que teve alta, seguiu para uma família de acolhimento temporário (FAT) com um dos voluntários da associação, que é veterinário reformado e que estava preparado para o vigiar no início da sua recuperação fora do ambiente hospitalar, conta Filipa Teixeira.

Os seguidores da página da Amigo Fiel foram acompanhando com entusiasmo a fantástica evolução de Sushi, que hoje parece outro. Em novembro, nas fotos já em FAT, revelava toda a sua meiguice e serenidade, apesar do mal que lhe tinham feito.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Associação O Amigo Fiel (@associacaoamigofiel)

Sushi pronto para uma família definitiva

Foi preciso esperar que ficasse a 100 por cento, para finalizar as vacinas e ser castrado, para então ficar pronto para adoção. E é isso mesmo que Sushi agora procura: a sua família para sempre, que o trate com amor e dignidade.

“O Sushi está pronto para adoção”, diz Filipa à PiT, com alegria. “Está super diferente, física e emocionalmente”. E, por isso mesmo, está também pronto a ser recebido por uma família que lhe dê o carinho, cuidados e segurança de que precisa – e ele promete retribuir com todo o amor que só um cão sabe dar.

Filipa sublinha que as candidaturas à adoção já estão abertas e que os interessados podem contactar a Amigo Fiel por mensagem no Facebook ou por e-mail (oamigofiel.bombarral@gmail.com). Para o adotar, basta estar disposto a dar-lhe o melhor. “Não tem de ficar nesta zona, desde que o venham buscar”, explica Filipa Teixeira. “Nos casos em que vai para mais longe, fazemos um homecheck virtual”. E, claro, o contacto vai ser mantido – até porque os seus protetores vão querer continuar a ter notícias, fotos e vídeos deste doce cão que já passou por muito.

Percorra a galeria para ver algumas fotos de Sushi e enterneça-se com a sua evolução.

Por Carla A. Ferreira

Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.