Mais de 30 animais foram castrados nesta sexta-feira em Caxias do Sul, RS

Mais de 30 animais foram castrados nesta sexta-feira em Caxias do Sul, RS
Foto: Maria Antônia Nery

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promoveu mais castrações em bairros mais afastados do centro de Caxias do Sul. Durante a manhã desta sexta-feira (6), a Semma, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), esteve no loteamento Parque das Rosas II, castrando cerca de 35 cães e gatos machos. As fêmeas estão sendo encaminhadas para a clínica veterinária licitada pela prefeitura.

Quatro veterinários da UCS realizaram as castrações na unidade móvel. Já estudantes de dois projetos de pós-graduação (Biotecnologia e Saúde Animal) coletaram amostras dos animais durante o pré-operatório, posteriormente analisadas em laboratório. Esse projeto busca mapear os tipos de bactérias presentes no bichos e testar sua resistência, pois o ser humano possui um contato muito próximo com o animal, e ambos podem transmitir bactérias um para o outro.

“A ação faz parte de um programa que é desenvolvido em conjunto com a UCS, visando à castração de animais de rua ou de posse de pessoas com baixo poder aquisitivo. Também queremos diminuir a população de animais de rua”, resumiu o diretor em exercício do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo César dos Santos.

O projeto “Castrar é Tudo de Bom” tem como intuito contemplar bairros e famílias de baixa renda, que tenham até meio salário mínimo por pessoa e cadastro na Fundação de Assistência Social (FAS). Os formulários para aqueles que pretendem ser contemplados também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mais informações pelo telefone (54) 3901-1445, ramal 230.

Fonte: Revista News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.