Mais de mil animais morreram atropelados em trecho da BR-163 em MT nos últimos 3 anos

Mais de mil animais morreram atropelados em trecho da BR-163 em MT nos últimos 3 anos
Mortes foram registradas no trecho da BR-163 entre Cuiabá e Sinop — Foto: Sinfra-MT/Divulgação

Mais de mil animais morreram atropelados no trecho da BR-163 entre Cuiabá e Sinop, a 503 km da capital, nos últimos três anos. Os dados são de um levantamento feio pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que recebe os animais que sobrevivem para tratamento.

Entre os animais mortos estão: cachorro-do-mato, jaguatiricas e tamanduás-bandeira. As principais ocorrências são os traumatismos de uma forma geral.

“Dá em torno de um animal por dia. Quando a gente extrapola esses dados matematicamente, o número de quilômetros estudados, chega a 0,16 animais por quilômetro”, afirmou o professor Domingo de Jesus.

Os animais que não morrem nos locais dos acidentes, são levados para o hospital veterinário da UFMT.

“Os animais chegam politraumatizados ou em vários níveis de inconsciência. Alguns chegam bem grave e logo vêm a óbito”, explicou a professora Elaine Dione.

A maior parte dos acidentes envolvendo animais acontecem ao anoitecer, momento de maior atividade dos mamíferos.

“Esses mamíferos têm o pico de atividade durante a noite. Por isso temos que ter muito cuidado e usar o farol ligado e luz alta quando é permitido, além de observar bem”, completou Domingo de Jesus.

Por Bruno Dourado

Fonte: G1 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.