Vereador apresenta projeto que garante proteção e cuidados aos animais comunitários em Fortaleza, CE

Vereador apresenta projeto que garante proteção e cuidados aos animais comunitários em Fortaleza, CE
"Programa Animal Comunitário" tem como objetivo focar no cuidado de animais em situação de rua, mas que possuem um laço de dependência na comunidade em que vivem.(Foto: Fábio Lima/O POVO)

Tramita, na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJLP), o projeto de indicação “Programa Animal Comunitário”. A proposta foi apresentada pelo vereador Esio Feitosa (PDT) e tem como objetivo focar no cuidado de animais em situação de rua, mas que possuem um certo laço de dependência na comunidade em que vive.

A intenção é dar atendimento veterinário a cães e gatos comunitários, bem como castrá-los. Esses animais também serão cadastrados na prefeitura e monitorados. Após o fim do protocolo e procedimentos, eles devem retornar a sua comunidade de origem mediante assinatura de um termo de compromisso do morador responsável.

São classificados como animais comunitários, cães e gatos que habitam espaços públicos, mas recebem cuidados da população. O projeto também proíbe vitimar e/ou eutanasiar os bichos, exceto em casos onde existem laudo expedido no centro de controle de zoonoses ou veterinários cadastrados no programa.

Por ser um projeto de indicação, ele ainda aguarda o parecer do relator, o vereador Renan Colares (PDT). Se aprovado, virará um projeto de sugestão e cabe ao prefeito Roberto Cláudio acatar ou não.

O programa já foi aderido por várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Fonte: O Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.