Milhares de pombos morreram abatidos pelo exclusivo Clube Somontes de Madri

Milhares de pombos morreram abatidos pelo exclusivo Clube Somontes de Madri

No início de outubro, celebrou-se o Fedecat Grand Prix e a Copa de S.M El Rey-Somontes, um campeonato que, sob o eufemismo “tiro ao voo”, consiste em atirar em milhares de pombos, que antes têm as penas da cauda arrancadas. Milhares de chumbinhos inundam a área ao redor do campo de tiro. Tudo isto acontece na Zona de Proteção Especial para Aves do Monte de El Pardo, em pleno centro da cidade de Madri. A organização Ecologistas em Acción descreve o evento como cruel, anacrônico e eticamente repreensível. Por isso, solicitou responsabilidades ao Ministério do Meio Ambiente e à Câmara Municipal de Madri.

O Clube Esportivo Somontes está localizado no Monte de El Pardo, a apenas cinco quilômetros do Palácio da Zarzuela. É um espaço exclusivo com instalações para a prática de golfe, remo, tênis, natação etc. Neste ambiente bucólico, existe uma área em que se mantém o tiro anacrônico ao pombo ou “tiro ao voo”, é o Clube de Tiro Somontes.

De 4 a 10 de outubro, se celebra o Grande Prêmio Fedecat e a Copa SM El Rey-Somontes, organizado pelo Conselho Mundial das Federações Esportivas de Caça e Tiro (Fedecat), a Real Federação Espanhola de Tiro ao Voo e a Sociedade de Tiro de Madri (Somontes), sendo o presidente honorário deste último, o rei emérito Juan Carlos I e o membro honorário, o rei Alfonso XIII.

O tiro ao pombo é uma atividade cruel que viola todos os regulamentos de bem-estar animal. Os pombos são colocados em uma caixa que é liberada por um mecanismo de ar comprimido. Previamente, são arrancadas as penas da cauda (manipulação extremamente dolorosa) para que não possam manobrar no ar e, assim, ofereçam mais dificuldade aos atiradores, na hora de acertá-los com um dos dois tiros que podem dar por animal. Para o tiro pontuar, o pombo deve cair dentro de um perímetro previamente marcado. Os animais que caem mortos ou feridos, fora do recinto, formam um necrotério que circunda o Clube e que atrai predadores como javalis.

Na opinião dos Ecologistas em Acción, é intolerável que isso aconteça na cidade de Madri e no século XXI.

Além da violência contra os animais, essa atividade é altamente poluente. Dezenas de milhares de chumbinhos inundam a área ao redor da área de tiro. Os chumbinhos perdidos demoram entre 100 e 300 anos para desaparecerem do meio ambiente. À medida que se degradam se incorporam ao solo, passam para a água, plantas e animais. Eles são ingeridos por pássaros, que os confundem com comida, e armazenam-se no sistema digestório, onde o chumbo é eventualmente transmitido aos tecidos. Os animais morrem em poucos dias, ou se tornam presas fáceis para seus predadores, já que o “plumbismo” afeta principalmente o sistema nervoso, sistema digestório, rins e fígado, o que coloca a ave em um estado letárgico em que fica impossibilitada de voar ou comer. É assim que o chumbo entra na cadeia alimentar, e causa morte lenta e dolorosa nos animais, além de graves problemas neurológicos nas pessoas que os ingerem.

Em Somontes, para atenuar o efeito das bolinhas perdidas, os trabalhadores levantam a terra das azinheiras, com maquinário, empilhando-a, e depois peneiram e extraem parte das unidades. Essa atividade realizada periodicamente elimina a cobertura vegetal e o solo fértil, além disso, boa parte dos chumbinhos permanece no solo, contaminando-o. Para a organização ambientalista, essa situação é alarmante, tendo em vista que o Clube de Tiro Somontes está localizado em uma Área de Proteção Especial para Aves, considerada área protegida da Rede Natura 2000.

Outras irregularidades detectadas pela Ecologistas en Acción são:

  • Parapeitos para disparar contra o alvo fora das dependências do Clube de Tiro. A passagem de pessoas a pé e em bicicletas de montanha é constante e não há o menor indício de prevenção contra esta atividade com o seu consequente perigo.
  • O piso dessa área de tiro é atapetado com resíduos produzidos pela atividade. Em uma área de milhares de metros quadrados, estão espalhados cartuchos de plástico e um grande volume de restos de pratos fraturados, do tiro ao alvo.
  • Enormes sacos são encontrados cheios de cartuchos usados nessa prática. Eles são um exemplo da intensa atividade, no caso, o tiro ao alvo, fora do local.
  • Um derramamento de água residual foi localizado nas instalações do Clube de Tiro. Essa é uma irregularidade grave. Esse efluente deve ser conectado à rede de esgoto.
  • Existem três torres de obras civis com caixas de captura de pombos. Estão localizadas fora do Clube de Tiro Somontes. Aparentemente, essas gaiolas, com o objetivo de atrair outros pombos, não discriminam outras aves predadoras que podem cair nessas armadilhas.
  • A Ecologistas em Acción solicitou ao Ministério do Meio Ambiente e à Câmara Municipal de Madri a cessação das autorizações para esta atividade. Além disso, denunciou os fatos e solicitou a vistoria das instalações, a fim de apurar os fatos e tomar as providências cabíveis.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Tercera Información

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.