ONG denuncia vídeo em que missionários prendem gato em balde junto com rato no Acre; veja vídeo

ONG denuncia vídeo em que missionários prendem gato em balde junto com rato no Acre; veja vídeo
Trio prende gato e rato dentro de balde em Rio Branco — Foto: Reprodução

A ONG Patinha Carente publicou nesta quarta-feira (22) um vídeo gravado por uma missionária que mostra três homens forçando um gato a caçar um rato dentro de um balde em Rio Branco. Os animais foram colocados juntos e presos enquanto três homens seguram e tapam o balde com uma lajota e um tecido.

VÍDEO: ONG denuncia vídeo em que missionários prendem gato em balde junto com rato no Acre

A divulgação do caso foi feito após a presidência da ONG receber as imagens gravadas pela missionária, em um espaço que parece a garagem de uma casa.

No vídeo, a mulher narra o que acontece logo abaixo de onde ela está. “Olha, tem um rato dentro desse balde. O gato, com medo do rato, pegaram e colocaram os dois dentro do balde para o gato aprender a caçar o rato. Agora está aí no processo”, diz nas imagens.

É possível ouvir os gritos do gato dentro do recipiente várias vezes. “Agora abre o balde para ver o que acontece”, pede a mulher. Então, os três rapazes abrem o balde que estavam segurando.

Uma segunda mulher fala após a primeira perguntar o resultado da ‘operação’: “O gato e o rato ficaram amigos”. Na área aberta, o trio retira a lajota e o tecido e o gato e rato pulam em direções opostas. As duas mulheres gargalham enquanto isso.

A presidência da ONG confirmou ao g1 que fez uma denúncia de maus-tratos à Ouvidoria do Ministério Público do Acre (MP-AC). Também em publicação nas redes sociais, a ONG destacou que as pessoas que aparecem no vídeo entraram em contato e se desculparam, reconhecendo o erro. Segundo essas pessoas, o gatinho está bem.

A reportagem não conseguiu contato com a missionária que postou o vídeo.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um procedimento administrativo para apurar a conduta criminosa e ouvir os envolvidos que aparecem em um vídeo. “A infração penal chegou ao conhecimento da polícia judiciária por meio de notícia crime de cognição direta, e todos os esforços estão sendo implementados para a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria da infração penal”, diz.

Jocum se posiciona

Após a divulgação do caso, a base missionária Jovens Com Uma Missão (Jocum), a qual o grupo de pessoas pertence, publicou uma nota de repúdio a atitude dos missionários. Segundo o comunicado, os envolvidos serão submetidos a processo de disciplina e administrativo.

“Reafirmamos que não concordamos com essas atitudes. Informamos ainda à sociedade acreana que tomaremos as devidas providências em relação ao acontecido e que os missionários envolvidos serão submetidos a processo de disciplina e administrativo para que as devidas medidas legais sejam tomadas”, diz o comunicado.

Por Aline Nascimento

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.