PAN quer proibir menores de 16 anos de assistirem a touradas em Portugal

PAN quer proibir menores de 16 anos de assistirem a touradas em Portugal

Inês de Sousa Real acusa Governo de não cumprir os compromissos que assumiu e apresentou, esta segunda-feira, um projecto de lei para que seja “interdita a assistência a todos e quaisquer espectáculos tauromáquicos a menores de 16 anos”.

O PAN apresentou, esta segunda-feira, um projecto de lei na Assembleia da República para que os menores de 16 anos sejam proibidos de assistirem a touradas. O diploma da autoria de Inês de Sousa Real argumenta que “o Estado português continua a permitir a exposição de crianças e jovens à violência da tauromaquia, a quem é permitida a assistência e, por vezes, a participação nesta actividade”.

O aumento da idade mínima para se assistir a touradas é uma bandeira antiga do PAN e o Governo aprovou, há um ano, um decreto-lei nesse sentido, na sequência das negociações do Orçamento do Estado para 2021, mas “o respectivo diploma nunca chegou a ser publicado, por vontade do Governo, mostrando que os compromissos firmados não são cumpridos”, refere o projecto de lei.

O objectivo é que seja “interdita a assistência a todos e quaisquer espectáculos tauromáquicos a menores de 16 anos”. O PAN aproveita também para propor que “os artistas tauromáquicos, auxiliares e forcados devem ter a idade mínima de 16 anos”.

O partido de Inês de Sousa Real garante que as crianças e jovens que vão às corridas de toiros assistem a “inúmeros acidentes, até com consequências mortais para humanos ou não humanos”. O diploma dá vários exemplos de colhidas em praças de toiros, nos últimos anos, para provar que as crianças assistem a episódios de “extrema violência”. O PAN assegura que “dezenas de crianças” assistiram à morte de um forcado, na praça de toiros de Cuba, em 2017, e que “várias crianças se encontravam a escassos metros” de um fotógrafo que foi colhido na trincheira da praça de toiros da Moita, em 2019.

Por Luís Claro

Fonte: Novo Semanário / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.