PM autua homem por maus-tratos e égua é recolhida ao Posto de Monta da Prefeitura de Assis, SP

PM autua homem por maus-tratos e égua é recolhida ao Posto de Monta da Prefeitura de Assis, SP
Animal apresenta uma broca no casco e, a princípio, tudo indica que ela ficará bem rapidamente

Na tarde desta quinta-feira, 2, uma égua foi resgatada pela equipe de Apreensão de Grandes Animais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Assis.

O animal estava em uma área nas proximidades da Rua Santa Terezinha, próximo à FEMA. A iniciativa partiu de um denunciante não identificado, que durante o feriado de 1º de maio acionou a Polícia Militar. A equipe esteve no local e, diante dos fatos, registrou um Boletim de Ocorrência e autuou o responsável pelo animal pelo crime de maus tratos.

Segundo o secretário responsável, Fábio Nossack, a equipe da SEAMA se comprometeu a fazer o recolhimento após o ocorrido.

“A PM foi acionada e nos comprometemos a resgatar a égua após o feriado. Ela foi apreendida para poder receber os cuidados adequados. Agora ela já está no Posto de Monta e foi curada. Aparentemente ela só apresenta uma broca no casco e, a princípio, tudo indica que ela ficará bem rapidamente, isso se não tiver nenhuma outra doença. Mas estamos monitorando e acompanhando a situação dela de perto”, afirma.

Após serem recolhidos, os animais passam por uma avaliação do médico veterinário da Prefeitura e ficam à disposição dos donos por até sete dias. Caso o tutor não retire o animal, ele será doado. A taxa cobrada para retirada do animal do Posto de Monta é de duas UFESP, o que equivale a um pouco mais de R$ 50,00.

Se constatados maus-tratos, além do abandono, o dono do animal recebe infração, que pode ser lavrada tanto pela Polícia Militar quanto Polícia Civil, no valor de R$3.000,00, e ainda implicar em reclusão.

Para denunciar casos semelhantes, os munícipes podem entrar em contato com a SEAMA pelos telefones (18) 3324-3355 e 3324-9395.

Animal estava nas proximidades da Rua Santa Terezinha, perto da FEMA
Animal estava nas proximidades da Rua Santa Terezinha, perto da FEMA

Fonte: AssisCity / Fotos: Divulgação

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.