Prefeitura de Londrina (PR) realiza 1º Encontro Animal no aterro do Igapó

Prefeitura de Londrina (PR) realiza 1º Encontro Animal no aterro do Igapó
Shutterstock

A SEMA (Secretaria Municipal do Ambiente) convida a população para participar, junto com seus pets, do 1º Encontro Animal, no aterro do Lago Igapó, no dia 5 de maio, a partir das 9 horas. O objetivo é integrar órgãos, instituições e entidades que trabalham com animais e receber doações para o Programa Banco de Ração, uma política pública inédita do Município de Londrina, que visa captar doações de ração animal, dentre outros itens, e promover sua distribuição para as entidades, protetores de animais e famílias em estado de vulnerabilidade previamente cadastrados. O programa foi regulamentado pelo Decreto nº 1.454 e criado pela sanção da Lei nº 12.718, de 22 de junho de 2018, de autoria da vereadora Daniele Ziober.

De acordo com Bruna Ontivero, servidora da gerência de Fiscalização da SEMA, o 1º Encontro Animal será um ponto para recebimento de doações de produtos em qualquer quantidade, de pessoas físicas ou jurídicas. É um momento importante para a população conhecer o trabalho de cada segmento e de que forma cada instituição atua, suas competências, e o que está sendo feito no município em prol da proteção dos animais”, explicou.

Um feira de adoção de animais também será realizada durante o encontro, por meio das ONGs de proteção animal que estarão presentes. O evento também contará com a presença da Guarda Municipal, com os cães do canil, representantes da Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária),COMUPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais), da Câmara de Vereadores e de diversas secretarias e órgãos municipais, cursos de Medicina Veterinária, além de parceiros do programa.

Sobre o Banco de Ração

Segundo dados da SEMA, o Programa recebeu duas doações até agora, em janeiro e fevereiro, ambas feitas pela empresa Total VET. Ao todo, foram doados 297 quilos de ração para cães e gatos, utilizados para atender 1.478 animais de 28 pessoas cadastradas no programa. O trabalho conta, até o momento, com cerca de 3 mil animais no cadastro, além de duas ONGs de proteção animal.

Além dos itens alimentícios, o Banco de Ração também permite, por meio de cessão gratuita ou doação, serem aceitos itens como roupas, coleiras, guias, casinhas, caixas de transporte, brinquedos, produtos de limpeza e utensílios variados para animais.

As doações acontecem através de chamamento público, que permite a inscrição de estabelecimentos comerciais e industriais, pessoas físicas ou jurídicas. Também podem ser decorrentes de apreensões realizadas pelos órgãos públicos e de doações dos próprios entes federados, ou seja, Município, Estado e a União. No caso de empresas, a logomarca dos estabelecimentos é divulgada no site da Prefeitura, como um estímulo à participação.

Fonte: Bonde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.