Polícia encontra cão desnutrido e homem é preso em Santiago (RS) por maus-tratos

Polícia encontra cão desnutrido e homem é preso em Santiago (RS) por maus-tratos

O Pelotão de Policiamento Ambiental atendeu a uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro. O animal, de porte médio, foi encontrado em situação extrema, com lesões provocadas por sarna (lesões antigas e recentes). Dado aos maus-tratos, também estava praticamente sem dentes. No momento da vistoria não havia água, comida ou qualquer abrigo contra o frio de 5 graus.

Após avaliação clínica por uma veterinária, foram comprovados os indícios de maus-tratos, o qual foi recolhido de imediato ao canil para o devido tratamento. O proprietário recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia para providências legais.

Nova lei prevê cadeia

Há pouco, foi aprovada uma lei que aumenta a pena a quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos. A pena de reclusão agora é de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. O regime pode ser fechado, semiaberto ou aberto.

Maus-tratos aumentaram

Durante a pandemia, aumentaram os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos, segundo relatos de organizações de defesa e proteção animal.

Segundo o IBGE, o Brasil tem 28 milhões de moradias com pelo menos um cachorro e mais 11 milhões com algum gato.

Por João Lemes

Fonte: NP Expresso

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.