Pombos-correio são comprados por grupo de proteção animal no Reino Unido

Pombos-correio são comprados por grupo de proteção animal no Reino Unido

Um grupo de defesa dos direitos dos animais diz ter comprado e aposentado três pombos-correio da propriedade do rei Charles III, em Sandringham, no Reino Unido. O principal argumento para ação foi a crueldade que existe aos animais que participam das corridas de pombos.

A People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) escreveu ao Rei Charles, cobrando o encerramento de qualquer associação com a columbofilia. Que é a prática da criação, seleção e cultivo de pombos-correio para fins competitivos. Segundo os ativistas, as corridas de longa distância nas quais as aves são introduzidas, têm uma taxa elevada de mortes.

Em resposta, um porta-voz de Sandringham disse que seu pombal “adere a todos os padrões e regulamentos exigidos”. Além dele, Chris Sutton, executivo-chefe da Royal Pigeon Racing Association, declarou que a associação se opõe à afirmação de que a columbofilia é uma atividade cruel.

— Reconhecemos que os pombos-correio são aves inteligentes e sempre priorizamos sua saúde e bem-estar — acrescentou Sutton.

Já os defensores do bem-estar animal, dizem que as corridas de pombos são um “passatempo muitas vezes fatal” para as aves. Assim, compraram os pombos em leilão “para poupar mais sofrimento às aves”.

Na carta ao rei Charles, eles ainda disseram que os pombos comprados estão agora “recebendo tratamento real”, em um santuário para pássaros no País de Gales. O grupo também critica as corridas de pombos que atravessam o Canal da Mancha, alegando que os pombos são forçados a participar de voos exaustivos e desorientadores, nos quais muitos não sobrevivem.

Há um pombal em Sandringham há 150 anos, mas o grupo afirma que “encoraja o rei Charles III a cortar laços com a cruel indústria das corridas de columbolos e a transformar o seu pombal num santuário para estas magníficas aves”.

Os três pombos aposentados foram renomeados como “Vera, Cliff e Dover, em homenagem à falecida Dame Vera Lynn”, a cantora que se tornou uma oponente das columbófilas. A Peta informou que comprou os pombos no começo do ano em um leilão de caridade, para o qual a venda dos pombos do rei foi anunciada com uma insígnia real no X, antigo Twitter. Os documentos da transferência mostram a Royal Lofts em Norfolk.

Mas Sutton vai contra as sugestões de crueldade ou maus-tratos e disse que, nas corridas de longa distância, o bem-estar das aves é fundamental.

Dizem médicos: Amor de mãe foi fundamental para mulher voltar a falar após cinco anos em coma

— Durante toda a sua vida, durante a competição ou em repouso, proporcionamos um ambiente seguro e adequado — disse ele.

— Como columbófilos, garantimos que os pombos recebam o treino e apoio necessários antes da competição, que realizamos no momento apropriado e nas condições meteorológicas mais seguras — completou.

Fonte: Tribuna do Sertão

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.