Prefeito de Nova Marilândia (MT) é preso por caçar animais silvestres e porte ilegal de arma

Prefeito de Nova Marilândia (MT) é preso por caçar animais silvestres e porte ilegal de arma

O prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva (PSDB), foi preso na noite desta quinta (6) por porte ilegal de arma e crime ambiental. Segundo a equipe do Batalhão Ambiental em Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá), o prefeito dirigia a caminhonete onde estavam outros três homens. Com eles foram encontrados animais silvestres abatidos, duas espingardas, munições, e um revolver .38, carregado, de propriedade do prefeito, mas que não possuía os documentos.

Juvenal vai responder por caça predatória de animal silvestre e por porte ilegal de arma de fogo. Segundo o vice-prefeito Ademar Soave, ele foi solto ainda na noite de ontem e hoje (7) está em Nortelândia a trabalho.

Valdeir Silva Leite, que é conselheiro municipal de Cultura, e Genivaldo da Silva Leite, que é servidor da área de infraestrutura do município, também estavam no veículo.

A equipe policial realizava barreira policial na estrada que dá acesso à Comunidade São Mateus e parou a caminhonete Toyota Hillux, que Juvenal conduzia com mais três homens dentro.

Durante a vistoria no veículo, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20, com dois cartuchos intactos, um revólver calibre 38 – com seis munições intactas -, um rifle calibre 22, com carregador municiado e com seis munições intactas, além de uma espingarda calibre 36 com uma munição intacta.

Na carroceria estavam duas pacas abatidas com arma de fogo dentro de um saco plástico. Juvenal alegou ter registro da arma, mas não possuía a documentação e foi levado à delegacia. Os policiais foram até uma  balsa, próxima do local, onde encontraram produtos usados na prática de caça de animais silvestres, além de lanternas, redes e facões. Os homens não assumiram serem donos dos animais mortos.

Autuação

A Polícia Civil de Nortelãndia lavrou o flagrante de crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo contra as quatro pessoas detidas pela Polícia Militar. Segundo a PJC, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Nova Marilândia onde, após serem interrogados, foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de caça de animal silvestre e posse ilegal de arma de fogo, não sendo a autuação passível de fiança. Apesar disso, o vice-prefeito afirma que Juvenal está solto.

Fonte: Circuito MT (RD News)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.