Projeto arrecada mais de 40 toneladas de tampinhas para ajudar animais em SP

Projeto arrecada mais de 40 toneladas de tampinhas para ajudar animais em SP
As escolas são alguns dos pontos de coleta de tampinhas arrecadadas — Foto: Tampets/Divulgação

Um gesto de amor em forma de milhares de tampinhas que ajudam animais em situação de abandono e maus-tratos. Com essa iniciativa, o projeto Tampets completa três anos nesta sexta-feira (21) batendo a marca de 1.200 animais beneficiados em Sorocaba (SP) e região.

Os atendimentos só foram possíveis graças ao valor arrecadado com a venda de tampinhas plásticas doadas pela população. De outubro de 2019 a outubro de 2022, o total recolhido foi de 42 toneladas.

Segundo a idealizadora Lia Marcos, a renda obtida com a venda do material é usada para custear consultas veterinárias, remédios e castrações. O projeto conta também com o apoio de empresas, universidades, além de escolas particulares e públicas que, juntas, somam 281 pontos de coletas, como a CEMCEI “Profª Débora Xavier de Oliveira Castanho”, que fica na zona rural de Piedade (SP).

A gata "Núbia" foi um dos animais beneficiados pelo projeto Tampets — Foto: Tampets/Divulgação
A gata “Núbia” foi um dos animais beneficiados pelo projeto Tampets — Foto: Tampets/Divulgação

“Recentemente, a equipe da Escola Técnica Estadual (Etec) de Piedade fez cofrinhos para as crianças da creche levarem pra casa e trazerem de volta com as tampinhas arrecadadas. Essa parceria foi muito importante, pois contou também com a ajuda dos pequenos”, contou a fundadora.

Mesmo com toda essa adesão, Lia ressalta que o Tampets necessita ainda de mais auxílio para a manutenção do projeto. “Hoje, contamos com 30 voluntárias que coletam as tampinhas e fazem a triagem, porém precisamos de mais voluntários, serviço de frete para os compradores e parceria para impressões de cartazes e banners para divulgar nosso trabalho”.

 Crianças da CEMCEI “Profª Débora Xavier de Oliveira Castanho”, em Piedade (SP), utilizaram as tampinhas coletadas em cofrinhos — Foto: Tampets/Divulgação
Crianças da CEMCEI “Profª Débora Xavier de Oliveira Castanho”, em Piedade (SP), utilizaram as tampinhas coletadas em cofrinhos — Foto: Tampets/Divulgação

Metas para 2023

Para o ano que vem, Lia diz que a intenção é dar mais visibilidade ao projeto com a sua expansão. “Queremos triplicar a arrecadação de tampinhas e o número de castrações, manter os pontos de coleta atuais, ajudar mais ONGs e protetores independentes, como também intensificar as palestras nas escolas e condomínios em Sorocaba e nas cidades vizinhas”.

E para levar mais conhecimento às crianças, nesta sexta-feira será lançado um gibi para colorir intitulado “Um novo olhar sobre as tampinhas plásticas”, onde elas poderão aprender como o Tampets funciona. A revistinha estará disponível nas escolas a partir de janeiro de 2023.

 Gibi para colorir ensina como funciona o projeto na prática — Foto: Tampets/Divulgação
Gibi para colorir ensina como funciona o projeto na prática — Foto: Tampets/Divulgação

Como contribuir?

Para ajudar o Tampets Sorocaba, você pode:

  • Guardar tampinhas de qualquer produto, desde que sejam feitas de plástico. São válidas, por exemplo:
  • Tampas de bebidas: refrigerantes, sucos, leite e água;
  • Tampas de produtos de higiene pessoal: creme dental, shampoo, condicionador e desodorante;
  • Tampas de produtos de limpeza: água sanitária, álcool, desinfetante, amaciante e outros;
  • Tampas de alimentos: ketchup, mostarda, maionese, achocolatado e outros.
  • Depositar as tampinhas limpas em um ponto de coleta. A lista completa, dividida por regiões, está no site do projeto;
  • Convidar seus familiares, amigos e vizinhos a participarem da ação;
  • Ser um voluntário ou um ponto de coleta, caso você tenha um estabelecimento comercial.

Siga as redes sociais e saiba mais: Facebook | Instagram

Por Letícia Ramos

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.