Projeto de Lei que torna tortura de animais um crime em ‘primeira ofensa’ avança nos EUA

Projeto de Lei que torna tortura de animais um crime em ‘primeira ofensa’ avança nos EUA
Deputada Susan Witten, Republicana de Louisville, patrocinou um projeto de lei aumentando a pena para crimes de primeiro grau de torturar cães e gatos Foto: LRC Informações Públicas

O Comitê Judiciário do Senado no Kentucky, nos EUA, avançou na quinta-feira dia 14 de março com um projeto de lei que tornaria crime de classe D torturar um cão ou gato em primeiro delito.

Fazer isso já é crime em ofensas subsequentes, de acordo com a patrocinadora, a Deputada Susan Witten, de R-Louisville.

Ela falou ao lado de Ethan, um cão celebridade resgatado pela Kentucky Humane Society, que se deitou em um cobertor no chão e mastigou um couro cru durante a discussão. O Projeto de Lei 258 da Câmara, que foi aprovado pela comissão por 8 votos a 2, é chamado de Lei de Ethan, em homenagem ao cão que conquistou corações quando ele se recuperou de uma negligência severa em 2021. O cuidador de Ethan, Jeff Callaway, estava também presente, mas não testemunhou na quinta-feira.

Ethan, um cão resgatado, ouve a deputada Susan Witten, Republicana de Louisville, à direita de seu dono, Jeff Callaway, de Louisville, discutir o Projeto de Lei 258 da Câmara, um ato relacionado à tortura de cão ou gato. O depoimento fez parte da reunião do Comitê Judiciário da Câmara, em 21 de fevereiro de 2024. Foto: LRC Informações públicas
Ethan, um cão resgatado, ouve a deputada Susan Witten, Republicana de Louisville, à direita de seu dono, Jeff Callaway, de Louisville, discutir o Projeto de Lei 258 da Câmara, um ato relacionado à tortura de cão ou gato. O depoimento fez parte da reunião do Comitê Judiciário da Câmara, em 21 de fevereiro de 2024. Foto: LRC Informações públicas

A tortura é definida no projeto de lei como “inflição intencional inflição intencional ou sujeição a dor física extrema ou lesão grave ou morte para um cão ou gato, motivado por intenção ou desconsideração intencional que causa ou prolonga a dor ou o sofrimento do cão ou gato, incluindo lesões físicas sérias ou enfermidade”.

Exemplos de tortura incluem o animal sendo lacrado em sacos plásticos, contido fisicamente com fita adesiva ou cordas e abandonado sem medidas de cuidado e muito mais.

“Kentucky precisa resolver o problema da tortura relacionado a cães e gatos para o bem de todos os tutores de animais de estimação e seus pets”, disse Witten aos legisladores.

O Presidente do Senado Robert Stives perguntou sobre o impacto do projeto de lei nas comunidades rurais que não têm acesso fácil a um veterinário.

“Eu posso ver uma circunstância… meu cachorro corre para a estrada”, Stivers, que mais tarde votou em favor do projeto de lei, disse. “Eu não tenho um veterinário perto de mim. (Ele) é atingido. Eu o trago, o contenho manualmente. Ele vai morrer e eu faço o que é necessário”.

Nesse cenário hipotético, Stivers disse, “Eu faço as coisas necessárias para tirá-lo de sua miséria. Bem, eu contive manualmente o cão e fiz algo que vai criar lesão física grave, mas não é minha intenção de forma alguma torturar ou prolongar a doença desse cão. Na verdade, é o inverso disso”.

Witten disse que uma situação como esta não é considerada tortura de acordo com o projeto de lei.

“É por isso que a intenção é tão importante e o descaso é tão importante neste projeto de lei”, ela disse. “Essas são as qualificadoras que precisam ser cumpridas para qualificar tortura. Então, nesse caso, isso não seria considerado tortura”.

O Senador Matthew Deneen, de Elizabethtown, perguntou se os fazendeiros que mantém cães de caça “em canis ou mantém um cão, talvez, amarrado a uma árvore no quintal perto do galinheiro” poderiam ser acusados criminalmente de acordo com o projeto de lei. Ele votou a favor do projeto de lei.

“Trancafiar o animal em uma jaula não constitui tortura”, respondeu Witten. “É tortura quando você o tranca em uma jaula infligindo dor intencionalmente por meio da fome ou por falta de comida. Então, esses bons fazendeiros… certamente não estariam no escopo deste projeto de lei”.

O Projeto de Lei 258 pode ir para a apreciação do Senado agora. Se passar por lá, poderá ir para a mesa do Governador Andy Beshear para assinatura ou veto.

Por Sarah Ladd / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: News From The States

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.