Quatro cachorros são resgatados em estado crítico em Várzea Grande, MT

Quatro cachorros são resgatados em estado crítico em Várzea Grande, MT
Quatro cachorros são resgatos por sofrerem maus-tratos em VG. Foto:Semma/VG

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande (SEMMA/VG) resgatou no final da tarde de ontem (24.09), quatro cachorros, em uma residência no bairro Maringá II, em Várzea Grande.Segundo o coordenador de fiscalização da Semma, Edipson Morbeck Junior, os animais estavam em estado crítico, desnutrido, com carrapatos e sarna.

Morbeck disse que os fiscais responsáveis pelo resgate foram Edmilson Pinheiro e Solange Fava, que ficaram compadecidos com a situação em que encontraram os cães.

Os animais foram encaminhados para uma clínica veterinária, para receberam os cuidados necessários e assim que recuperados serão encaminhados para adoção.

Conforme Morbeck, o proprietário não foi localizado e assim que encontrado será responsabilizado por crime de maus-tratos, conforme prevê o artigo 32 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998:

“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º- A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020) § 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal”.

As denúncias podem ser feitas ao Ouvidoria, por meio do 0800 647 41 42.

Quatro cachorros são resgatados por maus-tratos em VG

Por Edina Araújo

Fonte: VG Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.