Remoção de Bambi terá até veterinária dos Estados Unidos

Remoção de Bambi terá até veterinária dos Estados Unidos
Elefante Bambi no bosque de Ribeirão Preto, SP Foto: Marcelo Moraes / EPTV

A transferência da elefanta Bambi, que vive no Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, vai contar até com uma veterinária vinda dos Estados Unidos. Isso porque, o Brasil conta com poucos especialistas em elefantes, já que o animal não faz parte da fauna brasileira.  

Há dez dias o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou um pedido de uma organização de defesa dos animais que permite a transferência do animal para o Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.   

Segundo o biólogo Daniel Moura, um dos diretores do santuário, o planejamento do transporte da elefanta pode demorar até um mês para ser concluído, após autorização da secretaria estadual do Meio Ambiente, que já foi solicitada.  

Daniel explica que o santuário já entrou em contato com o bosque de Ribeirão Preto para definir os detalhes da transferência. “O zoológico deve ter formalizado o pedido junto a secretaria, o santuário já se colocou a disposição, a partir do momento que o estado dá o aval, começamos a preparar a logística. Geralmente, leva um mês para preparar todos os detalhes”, disse.  

De acordo com ele, a transferência de Bambi deve durar dois dias de viagem entre Ribeirão Preto e o santuário, contudo, os especialistas precisam vir com antecedência maior para a cidade para ajudarem na aclimatação do animal com a caixa de transporte. A adaptação da elefanta ao espaço pode durar de três a cinco dias.  

“Toda a alimentação dela passa ser nessa caixa de transporte, para ela poder se acostumar, com segurança, até o dia da transferência”, explica Daniel. O contêiner em que Bambi deverá ser transportada pesa cinco toneladas, maior que o peso do animal, para que o caminhão consiga ter estabilidade.  

Dentro da caixa de transporte, o elefante não pode girar e nem se deitar. Porém, Daniel garante que é “bem confortável” para o animal. Além da veterinária que vem dos Estados Unidos, um biólogo, que será o próprio Daniel, e outras pessoas de uma equipe técnica, viajarão junto com Bambi em dois carros de apoio.  

Por Leonardo Santos

Fonte: A Cidade ON

Olhar Animal participa de ação pela libertação da elefanta Bambi do zoológico de Ribeirão Preto, SP

Justiça autoriza transferência de elefanta do Zoo de Ribeirão Preto, SP, para Santuário no Mato Grosso

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.