Santo Ângelo (RS) implantará Conselho de Proteção e Defesa dos Animais

Santo Ângelo (RS) implantará Conselho de Proteção e Defesa dos Animais

Na sessão ordinária desta semana (12) os vereadores de Santo Ângelo aprovaram, por unanimidade, projeto de lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. A matéria, protocolada pelo Executivo Municipal, atende sugestão do vereador Mauricio Loureiro, autor do projeto.

Conforme o texto aprovado, o Conselho terá como principais objetivos incentivar a guarda responsável dos animais, assim como, discutir, sugerir, propor e estabelecer diretrizes, prioridades e programas voltados ao bem-estar animal.

“Além de ser uma questão humanitária, é tema de alta relevância, de saúde pública e meio ambiente”, afirmou o vereador Mauricio Loureiro ao explicar que o Conselho será um meio efetivo e legítimo para a implementação de programas que combatam maus tratos, incentivem a adoção consciente, previnam zoonoses e demais problemas ligados à saúde pública.

De acordo com o projeto, o órgão será presidido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contará com membros das secretarias de saúde, agricultura e fazenda. Também irão compor o Conselho representantes da Câmara Municipal, de entidade voltada à proteção animal e da classe veterinária. Os membros do Conselho atuarão de forma voluntária, sem qualquer tipo de remuneração, benefício ou vantagem.

Com a aprovação unânime na Casa Legislativa, a expectativa é de que o projeto seja sancionado pelo Prefeito Municipal no decorrer desta semana.

ELABORAÇÃO DO PROJETO

A luta pela criação de um Conselho voltado à causa animal foi vastamente defendida pelo líder do Governo, vereador Mauricio Loureiro. Durante este primeiro semestre do ano, Loureiro foi o responsável pela realização de diversas reuniões envolvendo ONGs, Associações e Protetoras Independentes. Conforme explicou o edil, todos os encontros, debates e sugestões foram fundamentais para que o projeto fosse concretizado.

“Esse projeto foi elaborado com a ajuda de muitas pessoas e se tornou uma realidade graças à sensibilidade​ ​de todos os colegas vereadores e do Prefeito Jacques Barbosa, que​ ​prontamente​ ​acatou nossa sugestão. Agora consumado, cabe ao Conselho, em conjunto com o poder público, criar políticas públicas eficientes para melhorar as questões relacionadas à causa, a qual está carece de atenção e compromisso”, finalizou Loureiro.

Fonte: Radio Santo Angelo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *