Santuário de MT leiloa obras de arte para arrecadar fundos e comemorar o ‘Dia Mundial do Elefante’

Santuário de MT leiloa obras de arte para arrecadar fundos e comemorar o ‘Dia Mundial do Elefante’
Obra da artista Carolina Spina faz parte do leilão — Foto: Divulgação

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está fazendo um leilão virtual de obras de arte para arrecadar fundos para a instituição e comemorar o ‘Dia Mundial do Elefante’, celebrado no dia 12 de agosto.

Com o tema ‘Sou um elefante, novamente’, o Santuário usa a arte para tentar conscientizar o público sobre os impactos negativos que a vida em cativeiro causa sobre os elefantes e demonstrar como esses animais se transformam no local.

Obras estão disponíveis para ofertas no leilão do Santuário de Elefantes — Foto: SEB/Reprodução
Obras estão disponíveis para ofertas no leilão do Santuário de Elefantes — Foto: SEB/Reprodução

Os lances podem ser oferecidos pela internet a partir desta quarta-feira (5) até o dia 12 deste mês. A exposição dos quadros também é virtual.

Tela de Clóvis Irigaray pode ser arrematada em leilão — Foto: Divulgação
Tela de Clóvis Irigaray pode ser arrematada em leilão — Foto: Divulgação

Foram selecionadas obras de dezenove artistas brasileiros que possuem conexões especiais com os animais. Todos as obras foram doadas.

Umas delas é “Em Sintonia”, do artista Clóvis Irigaray. A obra retrata um magnífico elefante africano, símbolo do primeiro indivíduo da espécie que chegará brevemente ao Santuário de Elefantes.

Telas de Sandra Hiromoto — Foto: Divulgação
Telas de Sandra Hiromoto — Foto: Divulgação

Sandra Hiromoto teve como inspiração a exuberante Maia nas duas obras cheias de cores, 80 x 68 cm, pintura em técnica de estêncil arte, com uso de tinta acrílica e spray arte urbana.

O evento será realizado por meio de uma plataforma de Leilão integrada ao site da organização e terá início no dia 5 de agosto. Os interessados poderão dar lances até o dia 12, quando é comemorado o Dia Mundial do Elefante.

Artista Edson Ramos retrata elefanta Lady em tela, usando tinta acrílica sobre papel canson — Foto: Divulgação
Artista Edson Ramos retrata elefanta Lady em tela, usando tinta acrílica sobre papel canson — Foto: Divulgação

Artistas participantes: Clóvis Irigaray, Michel Scarano, Annike Limborco, Birgitte Tümmler, Sandra Hiromoto, Sandra Koche, Carol Wang, Gregório Marangoni, Edson Ramos, Carolina Spina, Nilo Medinaceli, Evandro Karvat, Lígia Barros, Rafael Jonnier, Rubi Reolon, Anna Marimon, Eduardo Ferreira, Sophie Reitermann e Marcos Anselmo.

A artista Carolina Apina, em sua obra “Homenagem a Maia e Guida”, com técnica aquarela sobre papel canson, eterniza a preciosa amizade entre Maia e Guida, que morreram no Santuário.

O encerramento do leilão acontecerá por meio de uma live, tendo como anfitriões e leiloeiros os atores Camila Queiroz e Klebber Toledo.

Durante a live, os apoiadores poderão realizar doações para o Santuário.

Santuário abriga animais resgatados — Foto: Santuário de Elefantes/Divulgação
Santuário abriga animais resgatados — Foto: Santuário de Elefantes/Divulgação
O Santuário

A organização cuida dos elefantes resgatados de cativeiro desde 2013. A equipe de voluntários construiu habitats para esses animais em um local de 1.240 hectares.

Seis elefantes já foram resgatados: Maia, Guida, Rana, Ramba, Lady e Mara.

“No momento em que os elefantes resgatados pisam no solo do Santuário, sua transformação física e emocional se inicia instantaneamente. Os vastos espaços seguros, o ambiente emocionalmente estimulante, os cuidados de uma equipe multidisciplinar e a companhia de uma manada, são fatores que impactam positivamente a recuperação dos elefantes”, afirma o Santuário.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: O Santuário dos Elefantes é um dos belos trabalhos pelos animais no Brasil, já notório apesar de criado há apenas 5 anos. A cada dia, o santuário se estrutura para resgatar mais elefantes explorados principalmente em circos e zoológicos no Brasil e no mundo. Abaixo, segue postagem do no Facebook da ONG, com informações complementares sobre o leilão de artes.

Postagem do Santuário de Elefantes Brasil no Facebook

No momento em que os elefantes resgatados pisam no solo do Santuário, sua transformação física e emocional inicia-se instantaneamente.

Os vastos espaços seguros, o ambiente emocionalmente estimulante, os cuidados de uma equipe multidisciplinar e a companhia de uma manada são fatores que impactam, positivamente, a recuperação dos elefantes.

Com o objetivo de conscientizar o público sobre os impactos negativos que a vida em cativeiro exerce sobre os elefantes e de demonstrar como se transformam no Santuário,  a organização está promovendo,  em  comemoração a o “Dia Mundial do Elefante”, o “Primeiro Leilão de Obras de Arte do Santuário de Elefantes Brasil”, com o tema: “Sou um elefante, novamente”

O Leilão virtual, que tem como curadora Cris Jafet,  é aberto a qualquer pessoa interessada, e será marcado por obras de vinte artistas brasileiros que possuem conexões especiais e profundas com os animais. Está sendo realizado por meio de uma plataforma integrada ao site da organização, tendo início no dia 05 de agosto e término em 12 de agosto, com os lances finais.

Para saber mais sobre o leilão e passear pela nossa exposição virtual, visite: https://lojaelefantesbrasil.com/1o-leilao-expo/

No dia do encerramento, 12 de agosto de 2020, ocorrerá uma Live com os anfitriões e leiloeiros, os atores, Camila Queiroz e Klebber Toledo, que com encanto e altruísmo doarão seu tempo, talento e amor aos elefantes.

Durante a Live todos os participantes poderão, também, realizar doações para o Santuário, contribuindo com sua manutenção, construções de habitats e futuros resgates.

Agora que você já sabe como funcionará nosso Leilão, contamos, mais uma vez, com sua participação, nos prestigiando, apoiando e…

Dando bons lances!

VEJA MAIS OBRAS DISPONÍVEIS NO LEILÃO

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.