‘Sumiço’ de aproximadamente 50 jacarés do Lago dos Biris vira caso de polícia em Charqueada, SP

‘Sumiço’ de aproximadamente 50 jacarés do Lago dos Biris vira caso de polícia em Charqueada, SP
Prefeitura informou que não existe comprovação do desaparecimento e nega contagem dos animais. Foto: Divulgação

O desaparecimento de jacarés do Lago dos Biris, em Charqueada, é alvo de questionamento da Câmara Municipal e virou caso de polícia. Intrigado com o sumiço dos répteis, que viviam no ponto turístico, o vereador Vinícius Roccia (PL) registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e protocolou um requerimento no Poder Legislativo questionando a prefeitura sobre o destino dos cerca de 50 jacarés que viviam no lago. À polícia, o parlamentar disse que, em monitoramento na represa, percebeu a ausência dos répteis.

Segundo Roccia, na última contagem realizada pelo município em 2020, foi constatado que aproximadamente 50 jacarés viviam no lago e que no último dia 11, quando ele esteve no local, não encontrou nenhum animal, o que despertou suspeitas, inclusive de caça ilegal. O vereador disse que vai esperar a resposta do requerimento que deve ser votado na sessão da próxima semana. “Irei aguardar a resposta do requerimento e encaminhar ao Ministério Público e aos órgãos ambientais”, afirmou.

A Prefeitura de Charqueada informou que não existe comprovação do desaparecimento pois, segundo a administração, nunca foi feito contagem dos animais. “Outro fato é que os jacarés são animais de hábito noturno, não sendo possível avistar a maioria dos animais durante o dia”, observou. A prefeitura informou que não é permitida a caça dos animais e a fiscalização é feita pela Polícia Militar Ambiental e também pela Guarda Civil Municipal. “Apesar de os jacarés serem animais silvestres, eles não são naturais do Lago dos Biris. A prefeitura sinalizou o lago informando a população para manter distância e preservar os animais”, afirmou o município.

A prefeitura acrescentou que tem estudado, junto a profissionais habilitados na área bem como junto ao Departamento de Fauna do Estado de São Paulo, medidas para sanar eventuais conflitos que possam haver entre os animais e o ser humano, bem como medidas necessárias para garantir o bem estar dos animais. O Lago dos Biris é um ponto turístico aberto a visitação do público. Os principais atrativos são caminhada, academias para terceira idade, parquinhos para crianças, a piscina municipal – que está desativada há mais de seis anos e no momento se encontra em processo de revitalização – e o próprio Lago, que é um grande espaço de contemplação da natureza, onde, além dos jacarés, existe presença de outros animais da fauna silvestre, como tartarugas aquáticas, peixes diversos e aves migratórias, sendo a natureza o maior atrativo do local.

Por Beto Silva

Fonte: Jornal de Piracicaba