Trinta e oito cutias mantidas em cativeiro nos fundos de hotel são apreendidas em AL

Trinta e oito cutias mantidas em cativeiro nos fundos de hotel são apreendidas em AL
Cutias foram apreendidas nos fundos de hotel em Arapiraca - FOTO: JONATHAN LINS

Trinta e oito cutias foram apreendidas, na manhã desta quinta-feira (8), nas dependências do Hotel Estilo, que fica às margens da rodovia AL-220, no bairro Planalto, em Arapiraca, AL. A apreensão foi feita pela equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco). Todos os animais estavam juntos – apesar de um deles está morto.

O coordenador da equipe Fauna, Epitácio Correia, revelou que as cutias estavam em um recinto coletivo, localizado nos fundos do hotel. Como a maioria delas demonstrava muito estresse, foi decidido que a devolução ao habitat aconteceria hoje mesmo.

Por questões de segurança, o local da soltura não foi divulgado. A equipe disse apenas que trata-se de habitat de ocorrência de Mata Atlântica.

Já o corpo do animal morto apresentava adiantado estado de putrefação. De acordo com avaliação de especialistas, a previsão é de que a morte tenha ocorrido entre três a cinco dias.

Um dos animais estava morto e já em estado de putrefação - FOTO: JONATHAN LINS
Um dos animais estava morto e já em estado de putrefação – FOTO: JONATHAN LINS
Autuação

Após o flagrante, a força-tarefa autuou o estabelecimento por manter animais silvestres em cativeiro ilegal e pela falta de licença ambiental. O Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) foi feito na Delegacia Regional de Arapiraca.

Até agora, durante a realização da 10ª etapa da FPI do São Francisco, foram apreendidos e resgatados aproximadamente 360 animais. Desses, 120 já foram devolvidos ao habitat.

Antes da devolução à natureza, cada bicho é submetido a uma avaliação individual. E, caso necessário, é realizado um tratamento específico para reabilitação, que inclui avaliação física e comportamental, além de cuidados clínicos veterinários.

Fonte: Gazetaweb

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.