Tubarão-martelo morre em praia de Laguna — Foto: Elias Scheidt/Arquivo pessoal

Tubarão-martelo é encontrado morto em praia de Laguna, SC; VÍDEO

Um tubarão-martelo morreu no mar da praia de Ypuã, em Laguna, no Sul catarinense, no final da manhã desta quinta-feira (7), segundo a Polícia Militar Ambiental. O corpo foi recolhido por representantes do projeto de monitoramento de praias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

VÍDEO: Moradores tentam resgatar tubarão-martelo em praia de Laguna

Não se tem certeza da causa da morte do tubarão, mas ele estava magro e sem lesões aparentes, conforme o professor do Laboratório de Zoologia da Udesc Pedro Castilho.

Tubarão-martelo morre em praia de Laguna — Foto: Elias Scheidt/Arquivo pessoal
Tubarão-martelo morre em praia de Laguna — Foto: Elias Scheidt/Arquivo pessoal

A Polícia Ambiental foi chamada por volta das 11h30 por banhistas que encontraram o animal. Essas pessoas tentaram ajudar o tubarão a voltar para a parte funda do mar, mas não houve sucesso.

A polícia orienta que, caso a pessoa veja um animal marinho em dificuldade ou morto, ligue para a Polícia Militar Ambiental. É perigoso tentar tocar no bicho.

Ameaçado de extinção

A espécie do animal é Sphyrna lewini, conforme o professor. Trata-se de um macho adulto de 3,10 metros de comprimento. A espécie é ameaçada de extinção, conforme portaria do Ministério do Meio Ambiente.

O corpo será levado para o Museu Oceanográfico, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, para processo de embalsamento. Posteriormente, será exposto ao público.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.