Tutor abandona bulldog após mudar de casa e pede “eutanásia” para a cadela

Tutor abandona bulldog após mudar de casa e pede “eutanásia” para a cadela
Eve está assustada.

Há quem os considere filhos e muitos animais são tratados dessa forma. E mesmo aqueles tutores que não usam os termos “mamã” e “papá”, reconhecem que ter um companheiro de quatro patas é uma responsabilidade para a vida toda. Antes de adotar, é preciso pensar no futuro e evitar o abandono. Mas nem sempre isso acontece. Eve, uma bulldog francesa, foi condenada à morte pela própria família.

A cadela foi deixada num abrigo com um pedido para ser eutanasiada na passada quarta-feira, 6 de dezembro. O motivo? O então detentor estava a mudar de casa e já não tinha espaço para a companheira com quem viveu nos últimos cinco anos. “A Eve teve alguns dias difíceis”, começa por contar o Lone Star Dog Ranch & Dog Ranch Rescue, um santuário para animais no Texas, Estados Unidos.

A associação acolheu-a após receber um pedido de ajuda do abrigo onde foi deixada e a adaptação não tem sido fácil. “Ela estava muito estressada no santuário, tinha o focinho apertado e a respiração ofegante”, recordou. Preocupados, os voluntários entraram em contacto com uma família de acolhimento temporário (FAT) para ajudar a acalmá-la.

Apesar de estar saudável, Eve sofre de uma hérnia na barriga e está a receber cuidados para a tratar. “Ela tem passado por dias bastante assustadores”, partilhou. “Está tudo bem, dia após dia, vai melhorar e quando ela estiver melhor e conhecermos a sua personalidade, iremos procurar o lar ideal”, explicou.

Está a reaprender a viver

Quase uma semana depois de ser abandonada, a Frenchie ainda está a aprender a confiar naqueles ao seu redor — sejam pessoas ou animais. Afinal, não é nada fácil mudar de rotina de um momento para o outro após cinco anos a viver com a mesma família. Contudo, tudo indica que em breve a patuda vai encontrar o seu final feliz.

“A Eve é uma personagem, tenho a sensação de que terei muitos motivos para rir com ela por perto”, disse a mamã adotiva, Danielle, ao santuário. “Ela ficou muito nervosa quando conheceu os meus cães e enquanto explorava a casa, mas acalmou-se finalmente. Até agora, parece que adora rebolar na relva e já sei que um de seus apelidos será Batatinha porque ela tem o formato de uma”, brincou.

Além de Eve, a Lone Star Dog Ranch & Dog Ranch Rescue tem experiência em cuidar de bulldogs, muitos deles vítimas do abandono. Entre eles, acolhe atualmente Taylor Swift, Dolly Parton, Katy Perry e Hannah Montana, todos com nomes de celebridades que também são tratados como realeza.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a bulldog e os outros animais do santuário.

Por Izabelli Pincelli

Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.