Vídeo mostra cavalo amarrado sendo arrastado por carro em Ribeirão Preto, SP

Vídeo mostra cavalo amarrado sendo arrastado por carro em Ribeirão Preto, SP
Vídeo mostra motorista de carro arrastando cavalo em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Imagens de câmeras de segurança divulgadas nesta terça-feira (24) mostram o momento em que um cavalo amarrado é arrastado por um carro pela Rua Jácomo Natal Granzotto, no bairro Cândido Portinari, zona leste de Ribeirão Preto (SP).

VÍDEO: Cavalo é arrastado por motorista de carro no bairro Cândido Portinari em Ribeirão Preto

O vídeo foi feito na madrugada deste domingo (22), por volta de 0h54, e até o momento o motorista do veículo não foi identificado.

No vídeo é possível ver que o animal estava com as patas e a cabeça amarradas, sendo puxado por uma corda presa a um veículo de cor prata, modelo sedan.

O animal foi encontrado por um morador do bairro na manhã de domingo e já estava sem vida.

‘A gente ficou horrorizado’

Moradora de uma das casas com câmeras que gravaram a ação diz que o marido dela encontrou o animal na manhã de domingo, quando ia à padaria.

A mulher, que prefere não se identificar, diz que ao se deparar com a cena, o marido fotografou o cavalo e compartilhou a imagem em um grupo de WhatsApp dos vizinhos, para tentar descobrir alguma pista que levasse à identidade do suspeito.

“O pessoal começou a se questionar quem havia feito isso. A princípio a gente pensou que alguém tivesse levado de caminhonete, mas no asfalto tinha rastro com pelo solto. Aí a gente pensou em puxar na câmera e encontrou o carro arrastando o cavalo. A gente ficou horrorizado”, diz.

Cavalo arrastado foi encontrado já sem vida por moradores do bairro Cândido Portinari em Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal
Cavalo arrastado foi encontrado já sem vida por moradores do bairro Cândido Portinari em Ribeirão Preto, SP — Foto: Arquivo pessoal

Ainda segundo ela, o animal estava morto quando foi encontrado, mas eles não sabem dizer se ele morreu antes ou depois de ser arrastado, já que perto do corpo havia urina e um pouco de fezes, o que pode indicar que o cavalo foi arrastado com vida.

O casal ligou para o Corpo de Bombeiros, que explicou que o órgão responsável da Prefeitura deveria realizar a retirada. Como era domingo, a mulher diz que não conseguiu contato. Logo na sequência, um outro vizinho acionou um programa de TV para fazer a denúncia.

Cordas roubadas

Um outro morador, que também não quis ser identificado e que também cedeu as imagens feitas pelas câmeras da casa, diz que ficou sabendo do caso pelo grupo dos vizinhos e foi checar se o equipamento dele havia feito algum registro.

“Acho um horror, porque se o cavalo é seu ou se você atropelou, você chama a Prefeitura e ela tira, não precisa fazer esse tipo de coisa. Eu achei cruel, mesmo que morto, você sair arrastando algo assim”, disse.

Segundo ele, o cavalo permaneceu um dia e meio na sarjeta até a retirada. Nesse tempo, uma pessoa passou e roubou os objetos que tinham sido usados para amarrá-lo.

“Ficou jogado no meio da rua, não jogaram nem no mato, ficou lá na sarjeta. Depois, por incrível que pareça, passou um cara arrancou as cordas e o cabresto que o cavalo estava amarrado e levou embora. Roubaram o cavalo morto.”

Prefeitura retirou cavalo da rua

Procurada pelo g1, a prefeitura informou que o animal foi retirado do local na tarde de segunda-feira, já sem vida, e devidamente encaminhado ao aterro.

Ainda de acordo com a prefeitura, a população pode denunciar casos de maus-tratos e abandono de animais pela delegacia on-line (www.webdenuncia.org.br/depa) ou diretamente à Divisão de Bem-Estar Animal pelo telefone (16) 3628-2778.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.