Zoonoses de Palmas (TO) retomou o serviço de castração gratuita em cães e gatos

Zoonoses de Palmas (TO) retomou o serviço de castração gratuita em cães e gatos

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), desde o retorno das atividades de castração (no mês de maio), está realizando diversos procedimentos cirúrgicos em cães e gatos da Capital. Em média o UVCZ realiza 86 castrações por mês.

A defensora dos direitos dos animais, Jane Karla de Oliveira, conta que acolheu aproximadamente 50 animais em situação de rua e que usou os serviços de castração da UVCZ para atender vários de seus animais. “A única forma de conseguir não transformar os pets em um problema de saúde é a sociedade procurar a castração para esse controle. A castração é necessária e urgente”, enfatizou Jane.

O veterinário da UVCZ, Leandro Chavez, lembra que as castrações são gratuitas para toda a população palmense e visam reduzir as zoonoses na cidade. “As cirurgias são disponibilizadas gratuitamente, e são de fácil acesso para a população. É importante que as pessoas procurem esse serviço para o controle de natalidade, pois fazendo isso ajudam a reduzir a disseminação de doenças por esses animais e, com esse controle, evita que eles possam ser reservatórios de raiva e leishmaniose, por exemplo”.

Caievs

Para o agendamento de procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos o responsável deve acessar o site pelo endereço eletrônico do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde (Caievs): caievs.palmas.to.gov.br, sendo que as vagas são destinadas exclusivamente para animais de moradores da Capital.

Leandro ainda explica que os procedimentos acontecem praticamente todos os dias na unidade. “Estamos realizando as castrações do mês de maio diariamente, e novas vagas serão abertas no final de junho, que podem ser acompanhadas através do site de agendamento Caievs.”

Para realização das cirurgias, o tutor deverá ter idade mínima de 18 anos, realizar o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para, posteriormente, acompanhar o calendário de agendamento. Após realizar o agendamento, as instruções quanto ao procedimento cirúrgico, serão encaminhadas para o e-mail cadastrado.

Fonte: Portal Stylo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.