Alimentar pombos está proibido por Lei em Campo Grande, MS

Alimentar pombos está proibido por Lei em Campo Grande, MS
Pombos são aves comuns vistas em qualquer canto de qualquer cidade.

Foi sancionada nesta segunda-feira (21) pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, a lei municipal que impede o ato de alimentar aves da espécie Columba Lívia, o conhecido pombo-comum, em espaços comunitários, prédios públicos e imóveis em geral. O projeto de Lei complementar n° 614/18 substitui ao projeto de Lei n° 9.033/2018 e foi elaborado pelo vereador veterinário Francisco.

De acordo com a nova lei “qualquer indivíduo que promova a alimentação de pombos urbanos, assim como manter abrigo para alojamento dessas aves” estará sujeito à punição. Ainda segundo a lei, os espaços ou prédios públicos, e imóveis em geral, infestados por pombos deverão dispor de meios eficazes para a desocupação.

Mentor da nova lei, o vereador veterinário Francisco alega que “o hábito de fornecer alimentos para os pombos acarreta o desequilíbrio populacional, com proliferação excessiva dessas aves, gerando riscos à saúde das pessoas e, além disso, desencadeando problemas para o meio ambiente”, o parlamentar lembra que a Lei não é para matar os pombos e sim para proibir que as pessoas os alimentem.

Este tipo de ave pode transmitir até 70 doenças, entre elas a salmonelose, criptococose e até toxoplasmose. A propagação de doenças seria a principal causa para proibir a alimentação deste animal, já que quando limitados de comida e abrigo são obrigados a procurá-los em outros locais.

Para o viajante Jhonatan a mais nova Lei complementar não faz sentido algum “todos nós somos animais, nós transmitimos doenças, assim como cães, gatos, outras aves…” conta o jovem que ainda compara os pássaros com o ser humano “então não podemos oferecer comida ao morador de rua porque ele transmite doenças?” completa o viajante. Ele ainda afirma que em países da América do Sul por onde passou pessoas se alimentam de aves como pombos.

Fotos: Marco Miatelo

Por Luany Mônaco

Fonte: Diário Digital


Nota do Olhar Animal: Mais uma ação inócua para controlar a população de pombos. Falta seriedade e um mínimo de conhecimento técnico para enfrentar a questão. Várias doenças são atribuídas EQUIVOCADAMENTE aos pombo. E as ações de controle populacional de pombos que tem surtido efeito são a de fornecimento de ração contraceptiva e as de instalação de pombais contraceptivos, em que os ovos dos pombos são substituídos por ovos de outros materiais. Uma breve pesquisa no Google dá acesso a várias matérias sobre o assunto.

Recomendamos o acompanhamento da questão por meio do grupo Salvem as Pombas, no Facebook: https://www.facebook.com/salvemaspombas/

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.