Ameaçados de extinção, curiós são resgatados pela PRF em Marabá, PA

Ameaçados de extinção, curiós são resgatados pela PRF em Marabá, PA
Curió é alvo da caça e comercialização e está ameaçada de extinção. — Foto: Frederico Swarofsky

Cinco curiós foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Marabá, no sudeste do Pará. A espécie é alvo da caça e comercialização e está ameaçada de extinção.

Eles foram encontrados e apreendidos durante fiscalizações divulgadas pela PRF nessa segunda-feira (5).

As pessoas que transportavam os animais sem documentos não foram detidas, mas devem responder legalmente – veja mais abaixo.

De acordo com os policiais, a primeira apreensão ocorreu no km 200 da BR-222, onde um motociclista foi abordado.

Animais estavam em gaiolas. — Foto: PRF-PA
Animais estavam em gaiolas. — Foto: PRF-PA

“Foi verificado que o condutor e passageiro transportavam duas gaiolas com duas aves silvestre da espécie Oryzoborus angolensis, mais conhecida como curió. As aves não possuíam documentação que comprovasse a sua legalidade”, detalhou a PRF.

Já no Km-118 da BR-230, a equipe em fiscalização abordou uma outra motocicleta. Dessa vez, condutor e passageiro transportavam três gaiolas, com 1 curió em cada. As aves, também não possuíam documentação, segundo os fiscais.

Ainda de acordo com a corporação, todos os cinco animais foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá, e os responsáveis assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecerem em juízo quando solicitado, por crime ambiental.

Primeira fiscalização encontrou dois curiós. — Foto: PRF-PA
Primeira fiscalização encontrou dois curiós. — Foto: PRF-PA

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.