Animais de grande porte ganham novos lares, mesmo em tempos de pandemia em Bauru, SP

Animais de grande porte ganham novos lares, mesmo em tempos de pandemia em Bauru, SP

Desde a Lei n.º 7.055/2018, que proíbe a criação de animais de grande porte na área urbana de Bauru, foi firmada uma parceria entre o Conselho Municipal de Proteção de Defesa Animal (Comupda), Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e ONGs do município para dar um destino aos animais apreendidos. Mesmo durante o tempo de quarentena, esta parceria mantém seus trabalhos com todos os cuidados devidos.

A presidente do Comupda, Thaís Viotto, explica que o conselho é responsável por fazer a triagem e o encaminhamento dos animais de grande porte que foram apreendidos pelo município em fiscalização, para doação que ocorre através de ONGs de proteção animal. São bezerros, cavalos, éguas, bois, vacas e mulas. “Não poderíamos deixar de fazer este nosso trabalho, ainda que na quarentena. Os animais continuam sendo apreendidos pelo CCZ e nós temos de encontrar seus novos lares. Na última doação que fizemos, no dia 8 de julho, foram nove animais que ganharam uma nova chance de serem felizes”, aponta.

AGENDAMENTO

Para que haja todos os cuidados por conta da pandemia de Covid-19, a presidente salienta que os trabalhos sofreram algumas alterações durante estes últimos meses. “Estamos fazendo o agendamento e conversando tudo antes para evitar a aglomeração e o contato desnecessário. Antes, as pessoas mandam as fotos do local onde poderão criar os animais, que tem de ser em área rural, para que façamos a triagem. Muitas vezes, conseguimos adotantes por indicação”, diz Thaís, explicando que essa doação é realizada mensalmente.

Ela ainda fala que os adotantes assinam um termo de que não colocarão os animais para tração, cavalgadas, provas e exposições, trabalhos excessivos, venda para consumo ou maus-tratos. “Estamos encontrando os adotantes só no momento da doação, com máscaras e todas as precauções necessárias”, diz.

“Encontrar quem queira adotar parece ser algo difícil, mas tem muita gente que gosta e tem sítio. O animal chega para eles como um ‘animal de estimação’ mesmo”, completa.

DENÚNCIA

Os munícipes podem entrar em contato com o CCZ (14 3103-8055) ou com a Ouvidoria da Prefeitura e fazer sua denúncia, caso saiba de animais de grande porte em área urbana ou em situação de maus-tratos. “É importante que os donos desses animais evitem criá-los em área urbana, que encaminhem para um local adequado, para não correrem o risco de perdê-los em fiscalizações. Além disso, mesmo que ainda não tenha ocorrido, caso o animal adotado esteja em alguma situação que infrinja o termo de adoção, ele também será recolhido e reencaminhado”, finaliza.

Por Ana Beatriz Garcia
 
Fonte: JCNet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.