Animais mortos em Jucurutu, RN: amostras seguem em análise pelo Idiarn

Animais mortos em Jucurutu, RN: amostras seguem em análise pelo Idiarn
Propriedade rural não foi interditada, mas segue sendo monitorada pelo Idiarn - Foto: Reprodução

Após mais de 25 animais morrerem em uma propriedade rural no município de Jucurutu, no Seridó potiguar, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) iniciou um processo de investigação sobre a causa da morte. As amostras recolhidas no local seguem em análise por técnicos do instituto e o resultado deve sair em alguns dias, segundo nota emitida na segunda-feira 20.

Para a análise em laboratório, as equipes técnicas do Idiarn retiraram amostras da água do açude local, do capim utilizado para a alimentação do gado e do solo. Entre os animais mortos, estão bezerros, garrotes, vacas leiteiras, além de ovelhas e um cavalo no sítio Soledade.

“Já morreram mais de 25 cabeças de gado, entre garrotes, bezerros, vaca leiteira. Hoje de manhã morreu um cavalo, morreu mais uma vaca. Eu já perdi as contas. Depois a gente vai contar, ver quem está faltando”, disse a produtora rural Maria da Glória dos Santos para a TV Costa Branca.

Sobre os motivos relacionados à grande quantidade de morte dos animais entre os dias 11 e 14, Renato Dias, diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do Idiarn, afirmou que os animais apresentaram diversos sintomas antes de morrerem.

“No geral, os animais apresentavam sintomas de tremores, diarreia e salivação. Nos foi relatado também que as fêmeas apresentavam a mucosa da vagina escurecida (cianóticas), aspecto azulado”, disse.

Além disso, em relação à propriedade em que os animais morreram, o diretor afirmou que nenhum tipo de interdição foi feito, pois não se trata de investigação sobre surto de doenças de notificação obrigatória. No entanto, o local segue sendo monitorado pela equipe do instituto.

Fonte: Agora RN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.