Animais silvestres são resgatados de cativeiros em Ibotirama, BA

Animais silvestres são resgatados de cativeiros em Ibotirama, BA
Animais silvestres foram resgatados em situação precária (Fotos: Divulgação/FPI)

Agentes de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) resgataram, nesta terça-feira (25), cerca de 300 animais em situação de precariedade no município de Ipupiara, na região de Ibotirama, no oeste da Bahia.

Técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) estiveram em mais de 50 residências e encontraram, em sua maioria, aves – papagaios, cardeais, azulões, periquitos, maritacas, etc. -, além de um mico. Todos estavam abrigados em cativeiros e gaiolas sujas, com sinais de maus tratos, conforme o FPI.

920 animais foram resgatados em oito dias de operação

Cerca de 920 animais já foram resgatados pelos agentes da FPI, em oito dias de operação em Ibotirama e localidades próximas.  A maioria são pássaros silvestres, mas também foram encontrados dois filhotes de veados – criados como animais de estimação, em uma casa. O morador recebeu uma multa do Ibama. Um criador de aves também foi preso por possuir pássaros sem registro e uma ave com a anilha adulterada, o que configura crime ambiental. Todos os animais resgatados passam por um processo de reabilitação e são reinseridos na natureza. A pessoa que for flagrada criando animais silvestres em cativeiro, sem a autorização do Ibama, pode ser multada e até presa.

Os moradores de Ibotirama que tiverem animais silvestres em casa podem entregá-los, de forma voluntária, em um posto-base da Fiscalização Preventiva Integrada, localizado na rua Professor Machado, número 36, bairro São Francisco. Não haverá aplicação de nenhuma penalidade durante a entrega voluntária, que acontece até às 17 desta quarta-feira.

Fonte: Correio 24 Horas 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.