Animais sofrem com incêndios em Minas Gerais; ‘torrados pelo fogo’, diz ambientalista

Animais sofrem com incêndios em Minas Gerais; ‘torrados pelo fogo’, diz ambientalista
Brigadistas da Amda fotografam gavião atingido pelas chamas recebendo água no bico — Foto: AMDA

Nos últimos dias, parques e serras de Belo Horizonte e região metropolitana têm sido consumidos pelo fogo. Além da destruir a vegetação, os incêndios prejudicam a fauna.

Nesta semana, brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) registaram um gavião atingido pelas chamas recebendo água no bico.

Segundo a associação, apesar da cena ser recorrente, é impossível consolidar dados sobre o número de bichos mortos ou prejudicados pelo fogo.

“Não tem como quantificar os animais que são queimados. Eles são torrados pelo fogo. Os cadáveres e os restos acabam sumindo. São muitos ninhos com ovos, muitos filhotes. Os animais pequenos não conseguem fugir do fogo. Os maiores até conseguem, mas depois que o incêndio passa, a disponibilidade de alimentos e abrigo é reduzida drasticamente. Então, nós temos o dano imediato, que é a exterminação de população, e temos também os danos contínuos, que são difíceis de mensurar”, lamentou a ambientalista e superintendente da Amda, Maria Dalce Ribas.

Incêndio no Parque Mata do Limoeiro, em Itabira — Foto: Redes sociais
Incêndio no Parque Mata do Limoeiro, em Itabira — Foto: Redes sociais

Nesta semana, militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalharam no combate a incêndios no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e também na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Desde esta quinta-feira (16), eles tentam também controlar as chamas no Parque Estadual Serra do Rola-Moça, em Nova Lima, na Grande BH. Segundo a corporação, o fogo começou no Mirante dos Planetas, na parte mais alta, o que dificultou o trabalho tanto dos militares, quanto dos brigadistas.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Grande BH — Foto: Reprodução/TV Globo
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Grande BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde o começo de setembro, já foram registrados mais de 2,1 mil focos de calor no estado. Entre os dias 1º e 15, houve 2.559 focos de incêndio em vegetação em Minas Gerais.

O g1 Minas entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e aguarda retorno.

Por Camila Falabela, g1 Minas

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.