Anta é encontrada com ferimentos na cabeça após golpe de arma branca e passa por cirurgia em MT

Anta é encontrada com ferimentos na cabeça após golpe de arma branca e passa por cirurgia em MT

Uma anta fêmea foi encontrada com um ferimento na cabeça causado por um golpe de algo cortante, como uma faca ou facão, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), responsável pelo resgate nessa quarta-feira (27), em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá.

O animal, que pesa mais de 100 kg, passou por cirurgia e está em recuperação, sendo acompanhado por veterinários em uma fazenda da região que a acolheu.

De acordo com a Sema, a anta encontrada é dócil e costuma circular entre as fazendas particulares na zona rural do município.

Ainda não se sabe quem teria causado o ferimento no animal.

Animal foi encontrado com um corte na cabeça — Foto: Sema-MT
Animal foi encontrado com um corte na cabeça — Foto: Sema-MT

A secretaria informou que esse é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados até a recuperação total dela.

Com apoio de moradores locais, ela recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, e permaneceu na região.

Segundo a Sema, o transporte do animal para outro local apresentava mais riscos do que benefícios. Para ser transportado para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada, com risco de morte, haveria estresse no transporte e a mudança de habitat impactaria diretamente na alimentação.

A cirurgia feita no animal consiste na sedação e limpeza do ferimento para facilitar a cicatrização e evitar infecções. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema-MT.

A Sema orienta que quem se deparar com animais silvestres, seja em área urbana ou rural, deve ligar para o número 190, da Polícia Militar, ou diretamente para a Gerencia de Fauna Silvestre: (65) 3613-7291, em Cuiabá.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.