Após corpo de onça ser encontrado em rio, PF inicia operação contra caça ilegal de felinos no Pantanal

Após corpo de onça ser encontrado em rio, PF inicia operação contra caça ilegal de felinos no Pantanal
Operação foi deflagrada nessa segunda-feira (18). — Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta semana a Operação Canguçu, em Corumbá (MS), para investigar o crime de caça ilegal de onças-pintadas. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, em que um celular e documentos foram apreendidos.

A operação começou após uma onça-pintada fêmea ter sido encontrada morta, boiando às margens do Rio Paraguai, em Ladário (veja no vídeo abaixo). O felino tinha perfurações de disparo por arma de fogo pelo corpo, inclusive na cabeça.

Segundo a PF, o material apreendido vai passar por perícia para que seja identificada a autoria do crime de caça ilegal. Durante a ação, não houve prisões.

O nome da Operação Canguçu faz referência ao termo Tupi-Guarani “akangu’su”. Na língua indígena, a’kanga significa “cabeça” e a’su ou u’su, “grande”. A junção indica “onça-pintada”.

Onça-pintada boiando às margens de rio

VÍDEO: Onça-pintada é encontrada morta às margens do Rio Paraguai

Em 4 de julho, uma onça-pintada foi encontrada morta, boiando às margens do Rio Paraguai, em Ladário (MS), a 421 km de Campo Grande. A fêmea adulta estava já estava em estado de decomposição há dois dias e apresentava escoriações.

No vídeo, feito por um homem que passava pelo local, é possível ver a carcaça do animal boiando em meio a vegetação do rio. A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) acompanharam o caso.

Denúncia

A PF possui uma canal para denúncias anônimas sobre casos de caça ilegal, por meio da Delegacia da Polícia Federal, em Corumbá. Para repassar informações sobre o caso acima ou outros casos, entre em contato com o e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 9 9202 8240.

Por Renata Barros

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.