Após decisão da Justiça, prefeitura se pronuncia sobre retirada de gatos da Colônia de Piatã

Após decisão da Justiça, prefeitura se pronuncia sobre retirada de gatos da Colônia de Piatã
A prefeitura disse que está atuando nessa questão desde outubro de 2023 | Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

A secretária municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes, falou nesta segunda-feira (8), sobre a tramitação do processo de retirada dos gatos abandonados na Colônia de Piatã, em Salvador, BA.

Segundo a gestora, a ação deve acontecer ainda em 2024, mas a Prefeitura está atuando desde outubro de 2023 para que ainda neste semestre seja possível realizar a realocação dos animais.

Moraes salientou que trata-se de um processo complexo, haja vista foi necessário selecionar uma Organização da Sociedade Civil (ONG) via chamamento público, apta a receber os animais.

“Iniciamos esse trâmite ainda em outubro de 2023, ou seja, antes mesmo da indicação do Ministério Público (MP). Apenas uma ONG se cadastrou para o chamamento. Mas o processo segue para que ainda neste ano, possivelmente no primeiro semestre, possamos retirar aqueles animais da situação de abandono, de maus tratos, e para que possamos dar uma vida digna para eles”, pontuou Marcelle.

“Retirar os gatos daquela situação é um desejo, um sonho antigo meu e de muitos protetores, não é apenas uma obrigação. E agora conseguimos as ferramentas necessárias para solucionar a questão. Foram muitas reuniões, conversas, debates e reflexões sobre a melhor e mais segura forma de fazer isso, com responsabilidade, ética e transparência, pois se trata de um processo público que tem as suas exigências”, explicou.

O processo público está em fase de finalização do edital para que seja firmado o convênio com a ONG selecionada no chamamento público. Após, seguirá análise da Procuradoria, com estabelecimento de prazos e assinatura do documento.

Por Bernardo Rego

Fonte: BNews

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.