Ativistas protestam contra crueldade e choques elétricos no Rodeio de Tucson (EUA) e pedem que as autoridades tomem uma atitude

Ativistas protestam contra crueldade e choques elétricos no Rodeio de Tucson (EUA) e pedem que as autoridades tomem uma atitude
In Defense of Animals / SHARKonline.org

No sábado, 19 de fevereiro, o In Defense of Animals e o Supporting and Promoting Ethics for the Animal Kingdom (SPEAK) protestaram contra o Rodeio de Tucson em seu dia de abertura. Cerca de 25 pessoas se juntaram em frente à arena do Rodeio de Tucson para se opor a esse espetáculo abusivo e aumentar a conscientização sobre o uso de choques elétricos em animais, que as autoridades estão sendo instadas a proibir. Uma manifestação ainda maior está prevista para o dia da final, domingo, 27 de fevereiro.

Por mais de uma década, SPEAK e Showing Animals Respect and Kindness (SHARK) obtiveram imagens de vídeo secretas em várias ocasiões que retratam a rotina de chocar animais no Rodeio de Tucson. Dispositivos Hot-Shot portáteis são usados para dar choques em animais com 5.000-6.000 volts de eletricidade. Os funcionários da Rodeo usam táticas sorrateiras e linguagem corporal para esconder suas práticas inaceitáveis da vista do público.

Alguns fãs de rodeio presentes no evento ficaram furiosos ao saber que os touros e cavalos estão sendo eletrocutados.

Muitos rodeios sancionados pela Associação de Caubóis de Rodeio Profissionais abandonaram os dispositivos de choque. No entanto, vídeos escondidos feitos no Rodeio de Tucson nos últimos anos documentam claramente que cavalos e touros levam choques quando as rampas se abrem.

Durante o Rodeio de Tucson de 2019, animais inquestionavelmente feridos e traumatizados foram removidos da arena, mas o gerente geral Gary Williams declarou publicamente: “Temos um veterinário aqui para cada apresentação. Ele ainda não teve que tratar um único animal este ano e este é o último dia. Nem um único animal.”

Mais de 13.000 pessoas assinaram o alerta do In Defense of Animals, pedindo à prefeita Regina Romero e à Câmara Municipal de Tucson que proíbam o uso de dispositivos de choque elétrico.

“Estamos pedindo aos líderes comunitários de Tucson que exerçam compaixão e integridade, decretando a proibição do uso de dispositivos de choque elétrico no rodeio, como um passo para eliminar completamente o rodeio abusivo”, disse Brittany Michelson, ativista de animais em cativeiro da In Defense of Animals.

“Com este rodeio em seu 97º ano, nossa comunidade realmente levará um século para finalmente perceber que não existe rodeio sem crueldade animal? A verdadeira preocupação não é quantas pessoas são admitidas no evento, mas quantas pessoas na arena admitem o abuso de animais que testemunham”, disse o presidente da SPEAK, Gary Vella.

Os membros do público são incentivados a tomar medidas: https://www.idausa.org/campaign/farmed-animal/latest-news/end-the-use-of-torment-devices-at-the-tucson-rodeo/

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: In Defense of Animals

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.