Ativistas tentam resgatar animais sequestrados para Festival de carne de cachorro na China, diz jornal

Ativistas tentam resgatar animais sequestrados para Festival de carne de cachorro na China, diz jornal
Cães resgatados quando seriam levados para festival da carne de cachorro em Yulin, na China, em 2022. Foto: Divulgação/ONG Love without Borders

Um grupo de ativistas americanos pelo direito dos animais está se preparando para resgatar dezenas de bichos de estimação sequestrados para um festival de carne de cachorro na China, informou o Daily Mail nesta quarta-feira. Segundo o jornal britânico, o “Yulin Lychee and Dog Meat Festival” acontece todos os anos, com a prática de não apenas comer os cães mas também torturá-los antes para elevar os níveis de adrenalina, o que supostamente os deixaria mais saborosos.

Ainda de acordo com o Mail, anualmente, milhares de cães são enviados para a cidade de Yulin, no sul da China, por conta do evento. O grupo estima que mais de 10 mil cachorros são comidos, com lichia, a cada edição.

— Ninguém sabe o quão horrível é. Eu estive lá — disse Bobi Leonard ao jornal, um defensor dos animais de Los Angeles que viajou para a China várias vezes.— Mas há muitas pessoas lá que são contra — acrescentou Leonard, especialista em cuidados com a pele que doa 20% de seus lucros para instituições de caridade animal.

Há centenas de anos, comer cães é um hábito comum na China e em em outras partes da Ásia. No entanto, os tutores que adotaram cães resgatados dizem que o que acontece todos os anos em Yulin é um cenário horrível.

Os relatos apontam que os cachorros são atormentados de diversas maneiras antes de serem mortos, por conta de uma crença de que o aumento da adrenalina liberada devido à dor melhora a qualidade da carne. Quem explica isso é Sheena Gao, membro do conselho da Animals Hope and Wellness Foundation, que tem abrigos na China e Los Angeles, nos EUA.

Gao destaca que quem frequenta o festival também acredita que a carne “melhorada” eleva o desempenho sexual masculino, além de afastar doenças e trazer boa sorte.

— Os cães são queimados, espancados, fervidos vivos, esfolados vivos. É absolutamente horrível — afirma a conselheira, que liderou uma arrecadação de fundos em 11 de junho, em Malibu, organizada pelos grupos Yoga Stops Yulin e In Defense of Animals.

As denúncias alertam que milhares de cães, tanto vira-latas quanto animais de estimação, são arrancados das ruas ou roubados de famílias. Depois disso, ficam amontoados em pequenas gaiolas de arame para serem transportados pela China até Yulin em preparação para o festival, disse Gao.

— Nesses caminhões, eles passam dias sem comida ou água e, quando chegam, estão extremamente doentes ou feridos. ‘Nosso objetivo final é acabar com o horrível Festival de Carne de Cachorro de Yulin — finaliza ela.

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.