Autor de maus-tratos contra cavalo é autuado pela PM de Meio Ambiente em Iguatama, MG

Autor de maus-tratos contra cavalo é autuado pela PM de Meio Ambiente em Iguatama, MG

Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Militar de Meio Ambiente atendeu uma Ocorrência de maus-tratos animal na cidade de Iguatama, MG.

Após vária denúncias sobre atos de maus-tratos ao animal doméstico, um (cavalo), a Equipe do Policiamento Ambiental, deslocou até a rua 35, em um lote vago do bairro Cidade Nova.

No local foi feito contato com um menor que se apresentou como proprietário do cavalo, tendo como responsável legal seu genitor que no momento da fiscalização encontrava-se a trabalho na cidade de Arcos.

Na presença das testemunhas qualificadas em campo parametrizado deste reds, a equipe deparou com um cavalo em situações precárias de atos de maus-tratos, o animal apresentava-se com edemas nos quatro membros, escoriações de condição corporal extrema, pelo seco e quebradiço, excesso de parasitas externos (carrapatos), infecção na orelha direita devido a alta infestação de carrapatos, laminite (inflamação das laminas do casco) nas patas traseiras, apatia e anorexia.

Diante dos fatos ocorridos, pela constatação de maus-tratos durante a cautela do animal, o menor foi autuado administrativamente conforme auto de infração da SEMAD nº 327236/2023, pela prática de maus-tratos a animais domésticos que acarretaram em lesões ao animal.

O cavalo foi recolhido e encaminhado ao CVAGA (Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais) para tratamento médico, aos cuidados do médico veterinário Dênio Garcia Silva – crmv/mg 5077, o qual emitirá laudo médico veterinário, detalhando a situação clínica do animal.

Foi sugerido na Ocorrência que todos os gastos com medicamentos e assistência médica veterinária, fiquem a cargo do responsável legal do animal.

Maus-tratos é crime, Denuncie:

Fonte: Iguatama Agora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.