Autoridades chinesas exterminam cães de rua depois de rottweiler atacar criança

Autoridades chinesas exterminam cães de rua depois de rottweiler atacar criança
Ataque de rottweiler motivou ação de autoridades chinesas, que vem sendo criticadas por exageros. Foto: REUTERS / Ammit / Alamy

Um vídeo chocante de um rottweiler atacando uma menina de 2 anos na China desencadeou uma repressão por parte das autoridades locais aos cães de rua que algumas pessoas dizem ter ido longe demais.

As autoridades foram, inicialmente, elogiadas pela resposta rápida ao incidente, mas os internautas rapidamente começaram a compartilhar relatos de cães de pelos bairros e vizinhanças que foram presos e, em alguns casos, abatidos.

A nova diretriz para reprimir cães grandes e soltos é citada como o exemplo mais recente de uma reação instintiva por parte das autoridades chinesas, que também destaca a luta de longa data do país com os direitos e o bem-estar dos animais.

“Só porque um cachorro grande mordeu uma criança, todos eles estão sendo caçados por guardas de segurança e policiais implacáveis”, escreveu uma usuária na rede social chinesa Weibo sob a hashtag “A mordida de uma menina trará estigma a um cachorro grande?”, visto por quase 1 milhão de usuários.

“Essa abordagem única me deixa muito triste”, disse ela.

O ataque do rottweiler

O vídeo do ataque de 16 de outubro mostra a menina saindo de um complexo residencial com a mãe em Chongzhou, na província de Sichuan, no sudoeste da China, e sendo imediatamente perseguida e mordida por um grande rottweiler preto.

A mãe tenta proteger a filha do cachorro, mas depois tenta puxá-la para trás enquanto o animal arrasta a criança.

Um faxineiro que vem ajudar com uma vassoura também não consegue afastar o cachorro.

Um homem finalmente consegue afugentar o rottweiler com uma vara de madeira. Nesse momento, a mãe está sentada no chão, chorando, com a filha nos braços.

A criança foi internada no hospital, onde foi tratada por ruptura de rim, costelas fraturadas e marcas de mordida em várias partes do corpo, relataram vários meios de comunicação estatais chineses.

As autoridades capturaram o rottweiler e prenderam o proprietário dele, segundo a mídia estatal.

Desde então, as autoridades locais numa série de províncias, incluindo Shandong, Jiangxi, Yunnan, Hunan e Anhui, intensificaram a aplicação de leis, algumas mais severas do que outras. Os cães de rua são os principais alvos, mas os animais de estimação soltos também podem ser sujeitos a medidas de controle.

A maioria da polícia local disse que aumentaria as patrulhas para prender cães de rua e multaria os proprietários que não colocassem seus cães na coleira. Abordagens mais robustas incluem a polícia de Yanzhou, em Shandong, que está prometendo caçar “cães loucos” e sacrificá-los.

O país tem 40 milhões de cães de rua, de acordo com o white paper de 2021 da China Pet Industry. No passado, os animais de rua foram responsabilizados pelos surtos de raiva, e as autoridades tentaram controlar quantidade deles realizando abates.

Em um caso que desencadeou uma onda de pesar online, um pequeno cão de rua – conhecido como Xiao Huang, ou pequeno amarelo – foi levado numa rede pelo pessoal de segurança de um campus universitário em Chongqing e espancado até à morte, de acordo com uma agência de notícias ligada ao Estado.

Muitos internautas ficaram perplexos com a decisão de matar um cachorrinho, cuja imagem está sendo compartilhada no Weibo com a hashtag “cachorro de rua Xiao Huang”, com um apelo por maiores direitos para os cães de rua.

A universidade disse que o cão entrou no dormitório estudantil, representando uma ameaça à segurança, de acordo com o meio de comunicação estatal Beijing Time.

Em Xangai, imagens de policiais invadindo um bairro local e arrastando um pastor alemão também provocaram fúria online.

Muitos internautas acreditam que o cachorro era velho e não representava perigo para a comunidade. Mas as autoridades de Xangai disseram que estavam agindo com base em queixas de vizinhos sobre um cão agressivo e que ele foi “acolhido e tratado”, de acordo com uma publicação na sua conta WeChat.

Em defesa dos cães de rua

Esta não é a primeira vez que as autoridades chinesas são acusadas de serem severas com os animais.

Durante a pandemia da Covid-19, alguns donos de animais reclamaram que seus cães foram espancados até a morte quando foram levados para quarentena, boatos que geraram alvoroço em toda a internet.

Vários internautas elogiaram as autoridades por tomarem medidas proativas, mas a maioria alertou contra as consequências de exagerar.

Celebridades também se juntaram ao coro de amantes dos animais para pedir uma melhor compreensão.

A atriz e cantora chinesa Cya Liu, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Hong Kong Film Awards no ano passado, pediu o fim dos assassinatos de animais.

“Nem todos os cães de rua são ruins, assim como nem todos os homens são bons”, escreveu ela no Weibo, com a hashtag “dando voz aos cães de rua”.

O Centro de Proteção Animal Bo Ai de Guangyuan, em Sichuan, escreveu na mídia social chinesa Meipian, plataforma semelhante ao Tumblr, que a China deveria usar seu desenvolvimento para incutir nas pessoas um melhor senso de responsabilidade social e respeito pelos animais.

“Bater e prender cães a toda hora. Deixe o mundo ver como é a nossa grande pátria”, disse.

Por Chris Lau

Fonte: CNN Brasil

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.