Cachorro fica preso em armadilha de capivara em Campinas, SP

Cachorro fica preso em armadilha de capivara em Campinas, SP
Região de mata na área rural da Vila das Garças, em Campinas (Foto: Google Street View)

Depois de dois dias uivando de dor, um cachorro sem raça definida e de grande porte foi salvo de uma armadilha de capivara na madrugada desta sexta-feira (31) no Vale das Garças, zona rural de Campinas, ao norte de Barão Geraldo. Apesar dos ferimentos graves, ele foi salvo por dois voluntários.

A história foi contada por um dos voluntários que salvou o cachorro, o bombeiro civil Alexandre Queiroz. Ele conta que recebeu o chamado de uma das moradoras do bairro, um loteamento de chácaras, por volta das 22h.

“Estou de férias e tocou o celular, estava dormindo. Achavam que ele havia caído em um buraco. Aí já não consegui dormir mais”, contou. Com um colega, ele seguiu para o bairro afastado e se emaranhou no mato alto para encontrar o animal.

“Fomos pelo som dos gritos do cachorro. Ele não caiu em um buraco, mas em uma armadilha de capivara. Estava preso pelo laço na coxa esquerda. O fio de aço já tinha entrado na carne. Mais uma noite ele não aguentava”, disse. Na região, é comum caçadores armarem as armadilhas para as capivaras, segundo o bombeiro.

No entanto, quando cachorros caem nelas sem querer, os caçadores não costumam soltá-los, pois os animais se tornam agressivos e ariscos. O animal da noite desta madrugada sobreviveu e foi levado pela senhora que chamou os voluntários para a emergência veterinária em Jaguariúna.

“Busco voluntários, mas prefiro pessoas treinadas. Não pode dizer ‘não’. Se tiver frio, chovendo, calor, de madrugada, temos que ir”, disse.

Por Sarah Brito

Fonte: A Cidade ON

Manejo não letal de capivaras

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.