Cadela encontrada morta em feira de Manaus (AM) possuía microchip de identificação

Cadela encontrada morta em feira de Manaus (AM) possuía microchip de identificação
Polícia segue investigação de mortes de animais jogados em lixeira (Foto: Reprodução / G1)

Um dos animais encontrados mortos congelados nesta quinta-feira (6) na Feira do Coroado, na Zona Leste de Manaus, tinha um microchip de identificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As informações de contato de um possível tutor do animal já foi repassada à delegacia que investiga o caso.

Os oito cães e seis gatos foram encontrados mortos por feirantes logo pela manhã desta quinta-feira. Boa parte dos animais tinham no corpo resíduos de materiais médicos hospitalares como esparadrapos e acessos venosos.

Profissionais do CCZ que foram ao local desconfiaram de descarte indevido dos animais feito por clínicas veterinárias.

Dos 14 animais mortos, uma cadela possuía um microchip, que indicava que ela havia sido castrada no CCZ. Nos registros, o telefone do proprietário está desatualizado, mas os demais dados como nome e CPF já foram repassados para a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema).

Segundo o diretor do CCZ, Jonatha Calheiros, os animais devem passar por uma necropsia e depois devem ter o caminho correto.

“A gente acredita que vai levar cerca de dois a três dias para fazer a necropsia desses animais, depois uma empresa vai recolher esses animais para incinerá-los”, afirmou.

Investigação

Agentes do CCZ recolheram os corpos e encaminharam para que seja feita a necropsia. O procedimento será necessário para confirmar se houve algum tipo de envenenamento. O primeiro relatório deve ser divulgado nas próximas semanas.

A Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema). “A autoridade policial solicitou a presença no local de peritos do Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) e o Centro de Controle de Zoonoses de Manaus. O caso está sendo investigado”, cita nota do órgão.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *