Cães e gatos morrem com sinais de envenenamento em Várzea Grande, MT

Cães e gatos morrem com sinais de envenenamento em Várzea Grande, MT
Morreram dois cachorros e o gato Tinho

A moradora Josiane Nascimento denunciou ao VGN nessa terça-feira (16.11) suposto envenenamento de cães e gatos no bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande. Morreram com sinais de envenenamento o gato de Josiane chamado Tinho e mais dois cachorros da vizinhança.

“Aqui meu gato morreu e os cachorros das vizinhas do lado e da frente também morreram. A vizinha achou próximo ao portão um pedaço de carne com veneno, aquele chumbinho (veneno para rato). Alguém passou e colocou, mas não registrei nenhum boletim de ocorrência”, relatou a moradora. (veja vídeo)

Ela enviou um vídeo que mostra a agonia dos animais e também o momento mais triste, que mostra que “não há mais o que fazer”. “Meu marido levou nosso gato ao veterinário, mas infelizmente não teve o que fazer. Chegou lá já estava morto”, contou.

Ao VGN a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Samar Jarrah, disse que em casos assim o caminho é acionar a Polícia Ambiental ou qualquer Delegacia próxima, para denunciar o crime contra os animais.

“Isso é coisa de Polícia! A pessoa tem que abrir um BO na delegacia para ter uma investigação e a Polícia fará o encaminhamento da amostra do cadáver e a amostra do suspeito de envenenamento para UFMT ou algum outro laboratório para ver se tem algum composto que pode envenenar animais. Será feita a necropsia para análise, porque aqui a gente só lida com Zoonoses, que são doenças que são transmitidas de animais para a gente”, declarou Samar.

CRIME ANIMAIS PODEM LEVAR À PRISÃO – O direito dos animais é assegurado no artigo 32 da Lei Federal Lei nº 9.605/1998 que cita – praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

Denúncias envolvendo maus-tratos ou outros tipos de crimes contra qualquer animal podem ser feitas pelo número 190, da Polícia Militar, ou em uma Delegacia mais próxima para registrar a ocorrência.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por VGN (@vgnoticias.oficial)

Por Adriana Assunção

Fonte: VGN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.