Cães são resgatados de situações de maus-tratos em cidades de SC

Cães são resgatados de situações de maus-tratos em cidades de SC
Em Joinville, 22 cães foram encontrados presos em diferentes cômodos da casa abandonados. — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ao menos três cidades catarinenses registraram casos de maus-tratos a animais essa semana. As situações mais graves foram em Joinville, no Norte catarinense, onde 22 cães foram encontrados abandonados em uma residência, e em Florianópolis, com três cachorros resgatados. Um deles tinha cerca de 30 balas de chumbinho na garganta. Houve ainda um resgate em São José.

Todos os casos estão sendo apurados pela Polícia Civil. Nenhum responsável foi autuado em flagrante ou preso até o fim da noite de sexta-feira (5).

Fênix se recupera e está disponível para adoção responsável. — Foto: Thyfani Oliveira/Arquivo Pessoal

O animal encontrado com chumbinhos na capital estava com cortes profundos da cabeça e na garganta. Nos ferimentos, havia ainda larvas, de acordo com os voluntários. Após realizarem um exame raio X, a equipe descobriu que na garganta havia cerca de 30 balas de chumbinho.

“Talvez, ele tenha acionado uma armadilha que disparou e acabou pegando nele. Nós ainda não sabemos ao certo. Levou os tiros e então surgiu a bicheira […] é um milagre ele estar vivo”, afirma a voluntária Thyfani de Oliveira . 

Radiografia mostra balas de chumbinho encontradas na garganta de cachorro resgatado na Grande Florianópolis — Foto: Thyfani de Oliveira/Arquivo Pessoal

De acordo com integrante da organização não governamental a ONG SOS Pets, o animal está se recuperando bem e um boletim de ocorrência deve ser feito para apurar as circunstâncias do caso.

Thyfani afirma que resgastes como esse acontecem todos os meses na Grande Florianópolis.

“A gente começou os resgate início de 2019. E desde o iniciamos lidamos com os piores casos possíveis. De estupro a envenenamento. Pegamos muitos animais atropelados também. Resgatamos mais de 300 animais nesses 2 anos”, disse.

Voluntários resgatam mensalmente animais em situações críticas de maus tratos em SC — Foto: Thyfani de Oliveira/Arquivo Pessoal

Joinville
 
No bairro Paranaguamirim, uma operação da Polícia Civil resgatou 22 cães de uma residência. Eles estavam presos em diferentes cômodos do local. De acordo com os policias, os tutores negligenciavam cuidados básicos de higiene.

A polícia instaurou um inquérito policial, para apuração dos fatos. Os animais foram recolhidos e encaminhados Centro de Bem Estar Animal.

Cães foram levados para o centro animal de Joinville. — Foto: Polícia Civil de Joinville/Divulgação

De acordo com delegado responsável pelas investigações, Larry Rosa, não houve prisão no local e a casa estava sem a moradora. O inquérito tem até 30 dias para ser finalizado.

Cerca de 22 cães foram resgatados de residência em Joinville (SC); há suspeita de maus-tratos — Foto: Polícia Civil de Joinville/Divulgação

Florianópolis
 
Na Grande Florianópolis, além do cachorro encontrado com chumbinhos na garganta na capital, voluntários de uma ONG animal encontraram um cachorro em estado crítico na quinta-feira (4) em São José.

Através de uma denúncia, o cão foi localizado pela polícia no bairro de Forquilhas amarrado em uma cerca sem água e sem comida. O responsável foi idnetificadom e deve ser indiciado por maus tratos, segundo a polícia.

Em outra ocorrência em Florianópolis, a Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), com o auxílio da Guarda Municipal, resgatou dois cachorros vítimas de maus-tratos na quarta-feira (3).

Polícia Militar deve investigar crime de maus-tratos em Florianópolis — Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Os animais foram resgatados dentro de uma casa localizada na região central da cidade. A equipe teve conhecimento do caso após denúncias anônimas informarem sobre a condição vulnerável dos cachorros.

Os agentes encontraram os animais acorrentados, com desnutrição e sem comida ou água potável para consumo. Segundo os guardas a moradora do espaço foi questionada sobre a situação dos animais e disse que eram do tio e não sabia informar quando foi a última refeição dos cães.

Um boletim de ocorrência foi encaminhado para a Polícia Militar para que as investigações possam começar. Os animais estão aos cuidados do Dibea para que encontrem novos tutores.

Animais desnutridos foram resgatados de casa na região central de Florianópolis — Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

Segundo a Polícia Civil, que recebe denúncias, realiza resgates e dá seguimentos as investigações nesses casos, com base na lei 9.605 de 1998, não cabe ao delegado estipular finaça, quando há flagrantes, que não foram os casos acima.

“Quando se trata de cão ou gato, a pena para estas condutas é de reclusão de dois a cinco anos. Se a gente faz um flagrante de crimes de maus tratos a gente conduz o responsável até a delegacia, faz a autuação de flagrante e encaminha para a audiência de custódia, para que juiz decida se a pessoa responde pelo processo preso ou em liberdade”, explica o delegado Egídio Ferrari.

Por Carolina Fernandes

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.