Câmara de Petrópolis (RJ) aprova projeto que propõe o Dia Municipal do Veganismo e a Semana Municipal da Consciência Vegana

Câmara de Petrópolis (RJ) aprova projeto que propõe o Dia Municipal do Veganismo e a Semana Municipal da Consciência Vegana
Foto: Divulgação CMP

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (06), um projeto de lei de autoria do vereador Domingos Protetor que institui no calendário oficial de eventos de Petrópolis o Dia Municipal do Veganismo e a Semana Municipal da Consciência Vegana, a serem comemorados, anualmente, no dia 1 de novembro.

“O veganismo é uma filosofia de vida direcionada ao respeito aos animais, que não admite que os mesmos sejam submetidos a qualquer tipo de crueldade, ou seja, pessoas veganas se privam do consumo de todo produto que, em sua composição, possuem elementos de origem animal, tais como alimentos, vestimentas e cosméticos. Além disso, não apoiam, por exemplo, rodeios, circos com animais, rinhas, venda de animais em petshops, lojas de aquários ou gaiolas para passarinhos e comercialização de produtos que contenham derivados de animais, como bolsas e sapatos de couro”, explica Domingos Protetor.

A Semana Municipal da Consciência Vegana terá como objetivo avançar com políticas públicas que visem a conscientização sobre o veganismo, estimular a sociedade a adotar alternativas saudáveis de alimentação e de vida que não envolvam o sacrifício e a exploração animal, promover orientação qualificada à população sobre as vantagens da alimentação vegana na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida, além de reforçar a vedação da crueldade e da exploração de todas as espécies animais, bem como a importância do respeito aos seus direitos e à sua dignidade.

Ainda para o vereador, o veganismo é uma tendência mundial, que vem ganhando cada vez mais adeptos, que opta por um cardápio livre de produtos de origem animal. O projeto em questão, portanto, visa difundir esta cultura, bem como estimular a população petropolitana a adotar tal prática de forma consciente e orientada por médicos e nutricionistas. “A alimentação vegana requer máxima atenção, com dieta orientada por profissionais, pois a ausência de carne na alimentação requer a suplementação de nutrientes que são essenciais à saúde”, alerta.

O projeto de lei propõe que o Poder Executivo realize, nas comunidades, universidades, escolas e demais espaços públicos, debates, palestras, campanhas educativas e seminários com profissionais da área de saúde e nutrição, sobre os benefícios do veganismo.

A proposta segue, agora, para análise da Prefeitura Municipal.

Fonte: Diário de Petrópolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.