Caminhoneiro é preso por maus-tratos a animais em Cuiabá, MT: “cachorro cego de um olho, magro e com carrapatos”

Caminhoneiro é preso por maus-tratos a animais em Cuiabá, MT: “cachorro cego de um olho, magro e com carrapatos”
Reprodução

Um caminhoneiro de 56 anos foi preso nesta quarta (08.12) em Cuiabá, por suposto maus-tratos a animais. Em sua casa, a polícia encontrou um cachorro extremamente magro, com diversos carrapatos e cego de um dos olhos.

Ele foi denunciado à polícia pela vizinhança. Segundo relatou uma testemunha, o cachorro era da mãe do suspeito, que morreu há seis meses. Na época em que a tutora do animal estava viva, o animal era muito bem cuidado, disse a testemunha.

Contudo, com a morte da mãe do suspeito, a casa e o cachorro ficaram sob a responsabilidade do caminhoneiro e de seu irmão, que moram no local. A testemunha diz que desde a morte da mãe o cachorro ficou solto na rua, sem nenhum cuidado e o animal passou a procurar por comida e água na vizinhança e começou a aparecer com muito carrapato. Segundo ela, os vizinhos estavam alimentando o cachorro, porém o animal começou a aparecer com muitas feridas, carrapatos e doenças, contaminando os outros animais o que fez com que as pessoas não quisessem mais ajudá-lo com medo de seus animais serem contaminados.

Ela ainda revela que o animal apareceu com a pata quebrada há alguns meses e desconhece o que aconteceu.

Já outra testemunha relata que foi a um salão na região e ao ver a situação do cachorro – com maus-tratos na rua, ligou para alguns defensores dos animais pedindo ajuda. Ela destaca ainda que os tutores do cachorro ouviram ela falando ao celular e começaram a xingá-la, e o caminhoneiro, ao ouvir ela ligar para a Polícia, tirou o cachorro da rua e o colocou em casa com muita agressividade. “O cachorro começou a gritar desesperadamente sem parar, aparentando estar sendo agredido e após alguns minutos silenciou. Pensei que tinham matado o animal, porém a Polícia constatou que ele estava vivo quando chegou ao local” relatou.

Ainda, as testemunhas contaram que várias pessoas da rua já denunciaram as condições que o cachorro vive, porém, nenhum membro do Estado ou de defesa aos animais havia ido ao local.

À Polícia, o suspeito negou ter maltratado ou abandonado o animal, bem como, nega que o animal seja de sua propriedade ou que já tenha sido de sua mãe.

Conforme ele, sua mãe não possuía nenhum cachorro, porém auxiliava nos cuidados dos cachorros da rua, ela tinha o costume de colocar água e ração na calçada para o cachorro, mas ele não era dela.

Segundo ele, faz apenas um mês que mudou para a residência de sua mãe e desconhecia de tal animal, e afirma ter o costume de deixar água e ração no portão de sua casa para os cachorros de rua, e que inclusive hoje pegou o cachorro com a pata quebrada e com carrapato e aplicou um medicamento injetável para carrapato chamado Ivomec que comprou na Casa de Ração de seu bairro, e que por esse motivo pegou o animal na rua na manhã de hoje e levou para sua residência onde aplicou a injeção do medicamento.

O suspeito deve passar por audiência de custódia.

Por Rojane Marta

Fonte: VGN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.