Campinas (SP) regulamenta criação de banco para distribuir ração e utensílios para animais

Campinas (SP) regulamenta criação de banco para distribuir ração e utensílios para animais
Campinas regulamentou criação de banco de ração para animais — Foto: Reprodução/EPTV

A Prefeitura de Campinas (SP) regulamentou, nesta sexta-feira (29), a criação de um banco para organizar a doação de ração e utensílios para animais. A ideia, segundo o Executivo, é reduzir o abandono e garantir a saúde dos bichos, principalmente no caso de famílias em situação de vulnerabilidade social e ONGs especializadas. O decreto será publicado no Diário Oficial na segunda-feira (2).

VÍDEO: Prefeitura de Campinas regulamenta lei de programa para distribuição de ração e utensílios

Após a publicação, a administração municipal fará um chamamento público para que pessoas físicas e jurídicas façam as doações. A distribuição será realizada pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, formado por ONGs, que também vai fazer a avaliação dos critérios para saber se o beneficiário reúne as condições necessárias.

O chamamento deve acontecer até maio e a intenção da prefeitura é iniciar as arrecadações e entregas até junho. A prioridade será as famílias mais prejudicadas durante a pandemia da Covid-19 e que moram em bairros carentes. Apesar da lei possibilitar também a doação de utensílios, o foco será os pacotes de ração.

A lei do banco de ração havia sido criada em junho do ano passado, mas só foi regularizada agora. “A nossa preocupação é com as pessoas que perderam dinheiro durante a pandemia e estão com dificuldade de alimentar seus animais”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.