Capivara é atropelada em avenida do Jardim Itália, em Cuiabá, MT

Capivara é atropelada em avenida do Jardim Itália, em Cuiabá, MT
Arquivo pessoal

Uma capivara foi atropelada na noite dessa sexta-feira (18), na rotatória em frente a um condomínio de luxo, próximo ao Parque Tia Nair, em Cuiabá. O animal tentava atravessar a rua quando foi atingida por um carro e ficou com a pata machucada. Ela foi socorrida por uma equipe do Batalhão da Polícia Ambiental.

Em entrevista ao Primeira Página, a bacharel em direito, Fabíola Garcia, moradora do condomínio, conta que capivaras do Parque Tia Nair tentavam atravessar a rua para o centro da rotatória, quando um carro atingiu uma delas, deixando o animal com a pata machucada.

Ao ver a situação, ela e o marido correram para ajudar. Segundo ela, o motorista que atropelou a capivara permaneceu no local para prestar assistência. O acidente aconteceu às 20h40 da noite.

Em seguida, eles acionaram uma equipe do Batalhão da Polícia Ambiental que foi até o local para fazer o resgate do animal.

O vídeo, feito por Fabíola, mostra a capivara sentada, sem conseguir se mover por conta da pata machucada, e com outras capivaras ao redor.

O animal foi encaminhado ao recinto de animais silvestres do batalhão, onde aguardará o atendimento de um médico veterinário. Como no batalhão não há um veterinário disponível 24h, ela será atendida às 6h30 da manhã deste sábado (19).

Após se recuperar totalmente, e receber uma nova avaliação do médico, ela será reinserida em seu habitat natural, no caso o Parque Tia Nair.

Segundo Fabíola, capivaras são atropeladas com frequência na rotatória

Com tristeza, Fabíola relata que não é a primeira vez que isso acontece e que provavelmente não será a última.

“Esse caos todo já vem anos, essas capivaras morrendo atropeladas, a demora pra prestar atendimento e os motoristas também passando por esse perigo. É muito triste, elas não tem que estar ali. Elas atravessam pra ir na frente do condomínio Alphaville, pra comer capim e é aquele desespero porque elas são escuras, durante a noite os motoristas não conseguem ver esses animais, elas andam lento e do nada elas correm”, diz Fabíola.

Ela explica ainda que no local há apenas uma sinalização e que o ideal é que fossem colocados quebra-molas para incentivar os motoristas a reduzir a velocidade.

“Tem uma placa informando para diminuir a velocidade por conta da presença dos animais silvestres na rua mas é uma placa longe de onde elas ficam. Tem que colocar um quebra-mola ou radar, alguma coisa porque os motoristas passam em alta velocidade”, conclui.

Fonte: Mato Grosso Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.