Casa de coronel aposentado suspeito de maus-tratos a animais guardava ossada

Casa de coronel aposentado suspeito de maus-tratos a animais guardava ossada
Cães encontrados em condições de maus tratos em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

O coronel aposentado do Exército Brasileiro, suspeito de maus-tratos a animais e agressão a um guarda municipal, guardava uma ossada da cães dentro de um dos seus imóveis, segundo o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal. Na noite de quarta-feira (5), pelo menos 60 cães e gatos foram encontrados na casa do idoso de 64 anos, no bairro Guarani, em Campinas (SP). O homem foi levado ao 1º Distrito Policial por desacato, mas foi liberado após prestar depoimento.

Por conta da denúncia, a Guarda Municipal decidiu vistorias outros imóveis do idoso, dois deles ficam no Jardim Chapadão, onde a ossada foi encontrada. Nos dois locais, tinha mais animais com sinais de maus-tratos, entre eles um cachorro com cinomose. O local estava sem ração e a área estava muito suja, segundo os agentes da corporação.

“As condições estão insalubres. Não tem ração, potes de água sujos, o lugar realmente não tem nenhuma higiene”, disse o guarda municipal Alexandre Rangel.

Os vizinhos da casa no Jardim Chapadão afirmaram que já tentaram conversar com o homem diversas vezes, mas ele nunca concordou em entregar os animais. “Ele tinha um cachorro paralítico que se arrastava, eu arrumei uma pessoa pra cuidar do cachorro, mas ele não quis”, disse a bartender Silvana Machado.

Além dos imóveis no Chapadão e no Guarani, o coronel aposentado do Exército tinha outros cães e gatos em um apartamento no Botafogo. Cachorros mortos estavam no local na hora do flagrante da Guarda Municipal.

Defesa

O coronel aposentado se defendeu das acusações de maus-tratos e afirmou que a Prefeitura deveria dar uma destinação aos animais.

“Não tem maus-tratos, meus animais são sadios. A Prefeitura que deveria que ter cuidado deles, me taxam de acumulador, mas ninguém reconhece o trabalho que eu faço.”, disse.

Proibido de manter animais em apartamento

Na sexta-feira (31), a Justiça proibiu o militar aposentado de manter animais no endereço do Botafogo, com multa de R$ 50 mil por dia, caso a determinação seja descumprida.
A ação foi um pedido do condomínio, pois moradores do prédio estavam reclamando do cheiro ruim e do barulho. A Vigilância Sanitária constatou que a presença de animais em estado de decomposição na geladeira do apartamento.

Para o Conselho de Defesa dos Animais de Campinas, este é um caso de acumulador, e que a família dele deveria intervir.

“Ele diz que está tentando produzir o menor cão (…) a menor raça de cão. Mas isso é uma desculpa, porque ele é doente”, disse presidente da Comissão de Proteção dos Animais de Campinas, Ingrid Menz.

O caso

Ao menos 60 cães e gatos foram encontrados na noite de quarta-feira (5) em condições de maus- tratos, muitos com doenças graves e contagiosas. O flagrante foi em uma residência na região leste da cidade entre o bairro Nova Campinas e Guarani.

Os animais ficavam em cômodos sujos, abafados e brigavam pela pouca comida, segundo os vizinhos, que denunciaram o caso para a Guarda Municipal. “Os gatos ficavam trancafiados em uma situação deplorável”, explica a presidente da Associação Late Cão, Marjorye Carvalho.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *