Casal de botos é encontrado sem vida na Barra dos Coqueiros, SE

Casal de botos é encontrado sem vida na Barra dos Coqueiros, SE
Boto encontrado no litroal da Barra dos Coqueiros (SE) — Foto: FMA

Na manhã deste sábado (2), médicos veterinários da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) encontraram dois pequenos cetáceos, conhecido popularmente como golfinhos, durante uma ação de monitoramento no litoral do município da Barra dos Coqueiros.

“O carnaval se inicia e a equipe da FMA já atende três ocorrências crítica de encalhes de animais marinhos. Foram dois botos-cinza (Sotalia guianensis) encontrados mortos no litoral da Barra dos Coqueiros e uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) encontrada no litoral de Aracaju”, conta o coordenador de núcleo da FMA, Bruno Almeida.

Ele disse que os botos eram um macho adulto e uma fêmea juvenil e possuíam ótimas condições corporais, mas em estágio de decomposição moderado para avançado, com evidências de marcas de interação com redes de pesca.

“Enquanto que a tartaruga marinha foi encontrada com lesões graves provocadas por ataques de predação por cães, resultando na perda de sangue e musculatura o que culminou no óbito do animal”, pontua o coordenador.

Tartaruga foi encontrada sem vida em Aracaju — Foto: FMA
Tartaruga foi encontrada sem vida em Aracaju — Foto: FMA

Encalhe

Para Bruno Almeida, o encalhe de animais marinhos pode refletir diversas causas, desde aspectos de dinâmica naturais, enfermidades, bem como potenciais impactos antropogênicos, causados pela ação do homem.

“A FMA ressalta a necessidade de não interagir com os eventuais animais mortos e/ou debilitados nas praias. Busque o acionamento das equipes de resgate de fauna de sua região”, observa.

Em Sergipe a Fundação Mamíferos Aquáticos pode ser efetuado através dos números 0800 079 3434 e (79) 99164-0707 (também disponível em WhatsApp). A realização do Programa Regional de Monitoramento de Encalhes e Anormalidades é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Animais tinham sinais de agressão — Foto: FMA
Animais tinham sinais de agressão — Foto: FMA

Fonte: G1