Cavalo com ferida profunda foi resgatado pela polícia em Cartagena, na Colômbia

Cavalo com ferida profunda foi resgatado pela polícia em Cartagena, na Colômbia
O cenário da crueldade animal foi registrado em um lote no bairro Olaya Herrera, setor 11 de Noviembre, que é invadido por favelas // CORTESIA

Um cavalo foi encontrado caído e com uma ferida profunda entre suas costas e o lombo pelo Grupo de Proteção Ambiental e Ecológica da Polícia Metropolitana de Cartagena (MECAR), Colômbia.

O cenário da crueldade animal foi registrado em um lote no bairro Olaya Herrera, setor 11 de Noviembre, que é invadido por favelas.

A polícia disse que quando chegaram ao local, “os funcionários da Umata (Unidade Municipal de Assistência Técnica Agropecuária) receberam por celular sobre as informações sobre a condição do equino, e lhe deram primeiros socorros e coordenaram um abrigo a fim de proporcionar proteção e bem-estar ao animal”.

O abrigo observou que “o trabalho de vizinhança foi realizado para encontrar o proprietário e a pessoa que feriu o animal”. Entre as pessoas, uma vizinha do lote declarou que não conhecia nem o dono do cavalo nem a pessoa que causou o ferimento.

A MECAR indicou que sensibilizou 10 pessoas do setor sobre o artigo 3 da Lei 1.774 de 2016, que pune maus-tratos de animais. Tais artigos exortam os cidadãos a proporcionar proteção, bem-estar e solidariedade social aos animais.

“Os atos prejudiciais e cruéis contra animais descritos na presente lei que não causem morte ou lesões que prejudiquem gravemente sua saúde ou integridade física (…), serão sancionados com uma multa de cinco (5) a cinquenta (50) salários-mínimos espanhóis mensais legais em vigor”, adverte a lei.

Por Monica Meza Altamar / Tradução de Julia Mac

Fonte: El Universal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.